Piauí inicia vacinação de segunda dose contra HPV

vacina HPV piauí segunda dose inicia


Vacina

Vacina Foto: Reprodução

Com a meta de imunizar 89.077 garotas de 09 a 11 anos de idade, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância desse público em voltar às unidades de saúde e tomar a segunda dose da vacina contra o HPV que previne o câncer de colo de útero. Já as mulheres portadoras do vírus HIV/Aids, em setembro, recebem a terceira dose.


“É importante lembrar que, agora em setembro, só irá receber a dose quem foi imunizada em março, mês em que iniciamos a campanha com a inclusão dessa nova faixa etária, pelo Ministério da Saúde”, disse Jurema Chaves, coordenadora estadual de Imunização.


O intervalo de uma vacina para a outra é de seis meses. “Se a pessoa tiver sido imunizada em abril, ela deve tomar a segunda dose apenas em outubro e assim por diante”, concluiu Jurema.


Segundo o calendário, o esquema de vacinação estendido permanece: 1ª dose em março, 2ª dose em setembro e 3ª dose após 60 meses da dose inicial. Entretanto para as mulheres portadoras do vírus HIV/Aids o esquema será diferenciado: a primeira dose em março, a 2ª dose em maio e a 3ª em setembro.


As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde durante o ano todo, mas é essencial não se descuidar e cumprir as três etapas de vacinação.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: