Piauí gera mais de 94 mil empregos em 2017, aponta Caged

O estado ocupa a 1ª posição na região nordeste e a 6ª no ranking geral em geração de empregos


Mais emprego

Mais emprego Foto: CCOM

Mensalmente, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulga o percentual de geração de empregos formais do país. De outubro de 2016 a outubro de 2017, o Piauí gerou 94.088 novos empregos, atingindo um saldo positivo de 1,88% de admissões.  

O Piauí ocupa a 1ª posição na região nordeste e a 6ª no ranking geral do Caged, ficando atrás apenas de Roraima, Goiás, Tocantins e Santa Catarina. Esses resultados confirmam a tendência de recuperar o mercado de trabalho.

Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), órgão que trabalha para a melhoria na geração de emprego e renda junto ao Sine/PI, tem se conseguido cada vez mais driblar a crise do desemprego e recuperar o mercado de trabalho no estado, como avalia o gestor da Setre, Gessivaldo Isaías. “Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminharem na contramão do desemprego. O Sine, diariamente, tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo, a cada semana, alegria de estarmos crescendo e dando melhorias para o nosso estado”, pontuou o secretário.

Os setores de maiores demandas foram Serviços (32.661), Comércio (21.787), Construção Civil (12.121), Indústria de Transformação (7.538), Agropecuária (5.352), Serviço Indústria de Utilidade Pública (995), Extrativa Mineral (277) e Administração Pública (15), contabilizando 94.088 empregos entre outubro de 2016 a outubro de 2017.

Programas

A Setre realiza diversos programas para fomentar a economia e a empregabilidade no estado, atuando em diversas áreas como, a qualificação profissional, ofertando cursos de qualificação, nas áreas do empreendedorismo e da economia solidária, estimulando esse tipo de economia a buscar a formalização das atividades, para diminuir o impacto da crise e estimular, assim, a criação de novos postos de emprego, fazendo com que os números do Piauí permaneçam estáveis.

Um dos programas que a secretaria realiza é o Setre nos Municípios, que qualifica pessoas fora do convívio social e profissional nas áreas de construção civil, embelezamento e corte e costura em cursos ministrados em quatro caminhões itinerantes que circulam por todo o estado.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) faz parte das diretorias da Setre e trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros. A geração de emprego e renda é o principal objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que elabora programas para aumentar os índices de qualificação e de empreendedorismo dentro do Piauí.

Cagede

O Caged é a principal fonte de informação sobre a movimentação do mercado de trabalho brasileiro, instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT. O cadastro é utilizado pelo programa de Seguro-Desemprego, para conferência dos dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: