Geral

Piauí discute atração de investimentos e negociação de financiamento

Com o objetivo de fortalecer a atração de investimentos e as exportações, o secretário de Estado do

Terça, 03/05/2016 às 17:05



Foto: Sedet Equipe do Governo do Piauí participa de workshop promovido pelo BID.
Equipe do Governo do Piauí participa de workshop promovido pelo BID.
Com o objetivo de fortalecer a atração de investimentos e as exportações, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho, acompanhado do diretor-presidente e o diretor-financeiro da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto PI), Ted Barros e Raimundo Castro, respectivamente, participou, na semana passada, em Brasília, de workshop promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência de Promoção das Exportações Apex/MDIC.

Estiveram presentes ao evento representantes das secretarias e agências de Desenvolvimento Econômico de todos os estados, além das federações da Indústria e de diretores do BID.

A programação do workshop abrange relevantes temas, como as Tendências do Investimento Direto (IED), Promoção de Investimentos em tempos de Crise Econômica, Estratégias de Atração de Investimentos, o papel dos Incentivos Fiscais na Atração de Investimentos, O papel das Agências de Atração de Investimentos, Estratégia e atuação da pex junto aos estados, entre outros.

Para o secretário Nerinho, o worshop desenvolveu temas relevantes para a atração de investimentos, indicando as estratégias a serem adotadas e os fatores a serem considerados no processo de atração de investimentos. “O Estado do Piauí já trabalha nessa direção, realizando práticas de acolhimento dos investidores, indicando as potencialidades do estado e facilitando a instalação de indústrias, por meio da Assessoria Estratégica para a Atração de Investimentos”, destacou o gestor.

Na oportunidade, foi realizado encontro da equipe do Estado do Piauí com os diretores do BID para definirem o escopo da operação de financiamento que está sendo negociado com o Governo do Estado do Piauí voltado para a Atração de Investimentos e promoção das exportações, incluindo a melhoria da Infraestrutura dos Polos Empresariais Norte e Sul, em Teresina, dos Distritos Industriais de Parnaíba e Picos, além da ampliação do Porto Seco de Teresina.

“Essa operação com o BID permitirá o atendimento de uma demanda do segmento industrial do Estado do Piauí, bem como a melhoria das atividades de importação e exportação piauienses, promovendo a internacionalização do nosso mercado”, enfatizou o secretário.

Fonte: Márcia Rocha

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: