Geral

Piauí Conectado vai levar internet de qualidade para 96 cidades

internet

Quarta - 13/07/2016 às 14:07



Foto: Divulgação Reunião com o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas
Reunião com o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas
 
O Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs) aprovou, nessa terça-feira (12), os estudos do Projeto Piauí Conectado, para implantação, operação e manutenção da infraestrutura de transporte de dados, imagens e voz implantado por meio de fibra óptica. O projeto, com valor de R$ 438 milhões em investimentos do parceiro privado, tem como objetivo universalizar o acesso à internet com qualidade e disponibilidade para todas as regiões piauienses com redução de custos para o Governo e contemplando cerca de 80% da população.

O projeto Piauí Conectado deve levar, por meio de 5.000 km de rede de fibra óptica, internet de qualidade para 1500 pontos de acesso em 92 cidades, com velocidade 100 vezes maior do que o que se tem hoje no estado. Com a implementação do projeto, o Estado passará a trabalhar com uma internet de até 42 gigabytes e haverá uma redução nos custos operacionais de 36% no valor dos pontos de acesso e serão 192 pontos de acesso gratuito para a população.


Para o governador Wellington Dias, é necessário romper as barreiras tecnológicas e dar um grande salto rumo ao desenvolvimento: "Universalizar o acesso à internet é permitir avanço em áreas como a segurança, educação e saúde. É permitir uma rede de desenvolvimento em todas as áreas", enfatiza o gestor. 

\"\"

As soluções de aplicações e serviços a serem ofertados correspondem à internet para delegacias, hospitais e locais da administração pública, praças (Wi-Fi), escolas, universidades, repartições públicas, etc.

“Essa parceria vai possibilitar, através da implantação da rede de fibra óptica, o acesso à internet de qualidade e com regularidade, a redução de custos para o Governo Estadual, a geração de receitas acessórias que ao longo dos anos poderá zerar a contraprestação do Estado, e ainda vai possibilitar a expansão e inclusão de serviços associados." explicou a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.

As próximas etapas correspondem à apresentação do projeto aos Poderes, instituições e outros setores da sociedade, através do diálogo externo, a consulta e audiência pública e licitação, com previsão de contratação em dezembro.

Também participaram da reunião, os secretários de Administração, Franzé Silva; Secretario da Fazenda, Rafael Fonteles; Diretor Geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí, Avelyno Medeiros; Secretario de Justiça, Daniel Oliveira; Procurador Geral Adjunto, Kildere Ronne de Carvalho; Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Francisco Costa; Secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu; Secretário da Justiça e Direitos Humanos: Dr. Daniel Carvalho Oliveira.

Fonte: Governo do PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: