Política

Piauí, Ceará e Pernambuco vão agilizar a conclusão da Transnordestina

Um Grupo de trabalho vai assegurar a liberação de recursos e cumprimento do cronograma pelo governo federal

Quarta - 07/12/2016 às 16:12



Foto: Doroty Amaral Café da manhã com governadores e bancadas do PI, CE e PE
Café da manhã com governadores e bancadas do PI, CE e PE

A conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina foi debatida na manhã desta quarta-feira (7), em café da manhã que reuniu os governadores do Piauí, Wellington Dias; Ceará, Camilo Sobreira, e Pernambuco, Paulo Câmara, e o presidente da empresa Transnordestina Logística, Sérgio Leite, além de deputados e senadores dos três estados.

“A perspectiva é que logo em seguida a Transnordestina se torne uma ferrovia integrada com o porto de Suape (PE) e com as regiões Norte e Sul. Sou defensor da tese de que nossa força é nossa união e acredito que o trabalho conjunto da bancada do Nordeste, governadores, setor empresarial e laboral nos trará resultados bastante positivos”, explicou Wellington Dias.

Um grupo de trabalho vai buscar assegurar a liberação de recursos e o cumprimento do cronograma pelo governo federal. Inicialmente, deverão ser liberados R$ 150 milhões, suficientes para a retomada das obras nos trechos do Piauí, Ceará e Pernambuco. Até 2019, deverá ficar pronto o trecho que interligará os três estados ao porto de Pecém (CE).

“A perspectiva é que logo em seguida a Transnordestina se torne uma ferrovia integrada com o porto de Suape (PE) e com as regiões Norte e Sul. Sou defensor da tese de que nossa força é nossa união e acredito que o trabalho conjunto da bancada do Nordeste, governadores, setor empresarial e laboral nos trará resultados bastante positivos”.

Mais de 6 mil empregos

A oportunidade de emprego e renda são alguns dos argumentos dos governadores para que a obra seja retomada.  Só no iauí serão cerca de 2,6 mil empregos diretos. “Essa quantidade de empregos virá em um momento que o país apresenta um alto índice de desemprego. É importante também para os investidores que acreditaram na obra, produziram e agora se encontram em uma situação complicada, tendo que transportar produtos pelas rodovias, que possui o custo mais alto. É fundamental que cheguemos em 2019 com a obra finalizada”, defende.

Grandiosidade

A Transnordetina era a maior obra ferroviária em execução no Brasil, antes de ser paralisada. Serão 2.304 km de ferrovia, beneficiando 81 municípios: 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.

No trecho piauiense, a Transnordestina vai beneficiar os municípios de Simões, Curral Novo, Betânia, Paulistana, Campo Alegre do Fidalgo, Nova Santa Rita, Bela Vista, Paes Landim, Simplício Mendes, São Miguel do Fidalgo, São José do Peixe, Ribeira, Pajeú, Flores, Itaueira, Rio Grande, Pavussu e Elizeu Martins.

Fonte: Paulo Pincel/Doroty Amaral, direto de Brasília

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: