Geral

PF faz operação contra grupo que fraudava fundos de pensão municipal

Polícia Federal Operação Fraude Organização Criminosa Investigações

Terça - 11/03/2014 às 14:03



Foto: Reprodução Polícia Federal
Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) faz nesta terça-feira (11) uma operação para desarticular uma organização criminosa que fraudou mais de 100 fundos de pensão de servidores municipais em todo o Brasil. Segundo a PF, os prejuízos dessas aplicações, em longo prazo, poderiam comprometer o recebimento de aposentadorias pelos servidores que contribuíram com os fundos.

A PF informou que foram cumpridos sete mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão em São Paulo e São José do Rio Preto. Cerca de 60 policiais participam da Operação Fundo Falso.

De acordo com a PF, as investigações começaram em 2012, após auditorias do Ministério da Previdência constatarem fraudes nas aplicações das contribuições dos servidores. Os fraudadores constituíram uma empresa de consultoria financeira que deveria indicar as melhores opções de investimento aos fundos de pensão. Mas, o grupo destinava os recursos dos fundos a aplicações temerárias em troca de comissões ilícitas pagas por operadores do mercado financeiro.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta, fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de um a 12 anos de prisão.

Às 11h, a PF divulga detalhes da ação em uma coletiva à imprensa, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, na Rua Hugo D’Antola, 95, no bairro da Lapa.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: