Cidade

Pesquisadores coletam dados sobre transporte público junto a população

As atividades foram iniciadas em outubro de 2016 e estão sendo coletados dados junto à população e as secretarias de planejamento e infraestrutura.

Quarta - 07/12/2016 às 16:12



Foto: Ascom Pesquisa em Timon
Pesquisa em Timon

Segue em andamento a execução das atividades do 1º Plano Diretor de Mobilidade Urbana do Município de Timon e o Plano Setorial de Transportes. Equipes de pesquisadores credenciados estão atuando na coleta de informações que irão ajudar a entender melhor o padrão de deslocamento dos moradores do município e guiar a elaboração de diretrizes de planejamento urbano e mobilidade a serem seguidas pelas próximas gestões.

As atividades foram iniciadas em outubro de 2016 e estão sendo coletados dados junto à população e as secretarias de planejamento e infraestrutura. Pesquisas domiciliares e contagens de tráfego são o foco nesta primeira etapa de diagnóstico do Plano.

De acordo com o engenheiro de Tráfego da empresa Certare Engenharia e Consultoria, Diego França, o estudo irá servir para entender o perfil de mobilidade dos timonenses.

“Na fase inicial de levantamento de dados precisamos conhecer a realidade da cidade através de três processos: o primeiro é conversar com as secretarias municipais; o segundo processo é composto pelas pesquisas domiciliares onde um censo da mobilidade será extraído; e o terceiro pelas contagens de tráfego incluindo os modais não-motorizados como pedestres e ciclistas”.

Depois de analisados os dados ainda haverá as audiências públicas para discutir junto à população as mudanças. Depois deste processo, que deverá ser finalizado em agosto de 2017, o documento base irá para a câmara dos vereadores para aprovação.

O Plano é uma exigência nacional da Lei 12.587/2012 e, que após de elaborado e aprovado, permitirá acesso a recursos federais destinados às melhorias de infraestrutura e mobilidade urbana.

“A finalização dos Planos dará condições a cidade de Timon de executar todas as ações de melhorias na mobilidade e ir à busca de financiamentos do governo federal e externos como BID, CAF e Banco Mundial. Depois de pronto vai valer muito o esforço da gestão municipal para implementar as ações propostas pelo estudo”,  explicou Diego.

Fonte: Ascom/Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: