Geral

Pesquisador descobre primeiro grupo de gorilas lésbicas

aponta estudo lesbianismo Gorilas

Segunda - 16/05/2016 às 21:05



Foto: agencias Gorila Kwan, do Lincoln Park Zoo
Gorila Kwan, do Lincoln Park Zoo
 O cientista Cyril Grueter, pesquisador da Universidade do Oeste da Austrália, anunciou nesta semana a descoberta de um grupo de gorilas que tem comportamentos homossexuais, no que seria a primeira observação de atividade sexual entre fêmeas dessa espécie.

Das 22 gorilas analisadas, pelo menos 18 estavam se relacionando entre si, inclusive com carícias e comportamentos típicos de animais que tentam conquistar seus parceiros. Há inclusive relacionamentos, ou seja, alguns casais que trocam carinhos somente entre elas.

Segundo Grueter, a estrutura e as atitudes observadas foram iguais às de gorilas considerados heterossexuais, com praticamente a mesma importância social dentro do grupo.

“E todas essas observações são de grupos selvagens, não de gorilas criados em cativeiro. Então, para mim fica um tanto quanto óbvio que a atividade homossexual é um comportamento natural dos gorilas”, explicou o professor, que atualmente tem base fixada em Ruanda. “A minha impressão é essa mesmo: que as fêmeas obtêm prazer sexual de outras fêmeas.”

Macacos, pássaros, girafas, moluscos, insetos… Mais de 1.500 tipos de animais diferentes já foram classificados como “gays” pelos cientistas, sem que essas relações tenham necessariamente um benefício evolutivo ou de sobrevivência.

Entretanto, segundo a edição 289a da Superinteressante, é possível que dois machos mantenham uma relação homossexual a fim de firmar uma aliança estratégica; ou que fêmeas se juntem para garantir o futuro da prole. Mas fato é, por exemplo, que 1 a cada 4 cisnes-negros machos elege um indivíduo do mesmo sexo como seu parceiro pelo resto de sua vida.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: