Pesquisa revela que 90% dos universitários necessitam de crédito

universidades credito necessita,


Estudo do crédito universitário PRAVALER revela comportamento de estudantes do ensino superior privado no Brasil; material reforça a importância de programas de financiamento para o desenvolvimento do setor

Prestes a darem início a um novo semestre escolar, universitários de todas as regiões do país podem contar com o crédito universitário privado para dar sequência aos estudos. Em pesquisa com mais de 800 estudantes, o programa PRAVALER, criado em 2006 para financiar cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, constatou que cerca de 90% de seus beneficiados não fariam o curso em que estão matriculados, se não tivessem a opção de financiá-lo.


"Isso acontece porque muitos estudantes realmente não têm condição de comprometer sua renda, de forma integral, com o pagamento das mensalidades. Eles necessitam de financiamento, que permite dividir cada parcela mensal em duas vezes, com juros que podem chegar 0%, sem burocracia. Assim, é possível fazer o tão sonhado curso, em uma escola de qualidade, com condições reais de pagamento", avalia Carlos Furlan, diretor executivo da Ideal Invest, empresa gestora do crédito universitário PRAVALER.


A mesma pesquisa da companhia revelou ainda que 48% dos entrevistados sequer estariam estudando, enquanto 31% fariam um curso mais barato ou com menos créditos/matérias ou em outra instituição de ensino. Apenas 7% fariam o curso atual, se arrumassem outra bolsa ou forma de crédito.


Para Gabriel Souza Souto, estudante em São Paulo, ter à disposição um programa de crédito universitário privado foi fundamental. "Sempre quis fazer faculdade. Mas, como ela custava um pouco acima do que eu ganhava no meu serviço, optei pelo financiamento mesmo. E isso facilitou porque cortou, praticamente, pela metade o valor mensal. Sem o programa, com certeza, eu não teria feito essa faculdade. Eu teria mudado por algo mais acessível ou mais perto pra mim."


De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2010, o Brasil contava com quase 7 milhões de matrículas em cursos de graduação. No ensino privado, a mesma pesquisa revelou que três, em cada dez desses estudantes, fazem parte de programas reembolsáveis ou de bolsas gratuitas. "Como a meta do governo federal é chegar a 10 milhões de matrículas até 2020, é possível perceber que existem mais de 3 milhões de pessoas que ainda precisam de programas de crédito. Tanto a iniciativa privada quanto a pública têm a missão de fazer com que isso aconteça no Brasil", analisa Furlan.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: