Pesquisa: Lula lidera intenções de voto para 2018 e venceria em todos os cenários


Ex presidente Lula

Ex presidente Lula Foto: © Reuters / Paulo Whitaker

Uma pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada nos dias 29 e 31 de julho, encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), aponta que se as eleições presidências fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria no segundo turno nos quatro cenários pesquisados: contra Jair Bolsonaro (PEN-RJ) ou João Doria (PSDB-SP), Lula alcança 53% das intenções de voto; se os candidatos forem Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou Marina Silva (Rede-AC), Lula bate ambos com 52% dos votos.

A pesquisa revela também que mesmo condenado pelo juiz fedral Sergio Moro, Lula não perdeu a preferência e se mantém estável. Antes da sentença, em junho, 40% dos entrevistados disseram que votariam no ex-presidente. No fim de julho, o percentual aumentou para 42%.

Nos cenários simulados pela pesquisa, Bolsonaro aparece com 17% dos votos, enquanto Alckmin, Doria e Marina alcançariam 15% do total de votos.

A pesquisa também aponta que, 58% dos brasileiros consideram Lula um bom administrador, 65% dizem que ele é trabalhador e 61% afirmam que a vida melhorou nos 12 anos de governos do PT.

Assim como na pesquisa de junho, o senador mineiro e presidente afastado do PSDB, Aécio Neves, zerou novamente. Aécio, um dos principais articuladores do impeachment de Dilma Rousseff sem crime de responsabilidade, é alvo de denúncias de corrupção feitas pela Procuradoria-Geral da República, que chegou a determinar seu afastamento do mandato no Senado.

Na pesquisa estimulada, Alckmin atinge 6% e Lula, 47%. Bolsonaro tem 13%, Marina, 7%, e Ciro, 3%. Quando o nome tucano na disputa é o de Doria, Lula tem 48% das intenções de voto, Bolsonaro, 13%, Marina, 8% e o prefeito de São Paulo empata com Ciro Gomes, com 4%.

A pesquisa CUT/Vox Populi entrevistou 1999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios, em áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior.

A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Com informações de Rede Brasil Atual

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: