Política

Pernambucana de Recife ganha cidadania piauiense na Assembleia Legislativa

A professora Tânia Bacelar de Araújo recebeu a homenagem por iniciativa do deputado João de Deus (PT)

Quinta - 17/11/2016 às 15:11



Foto: Caio Bruno/Alepi Professora Tânia Bacelar
Professora Tânia Bacelar

A professora Tânia Bacelar de Araújo, pernambucana de Recife, recebeu hoje (17), cidadania piauiense, por iniciativa do deputado estadual João de Deus (PT), em sessão bastante prestigiada por professores e funcionários da universidades Estadual e Federal. 

Em seu discurso, a homenageada disse que, de coração, já era piauiense e que em seus 20 anos de trabalho na Sudene, bem como na Secretaria do Ministério do Desenvolvimento Regional, acompanhou o desenvolvimento do Nordeste e do Piauí.

Tânia Bacelar afirmou que a participação do Nordeste nos benefícios do país ainda é pequena, pois sua população é 28% da do Brasil. Ela disse reconhecer que na primeira década do presente século as políticas sociais contribuíram para a melhoria da população nordestina, sobretudo depois da interiorização do ensino, tendo o  Piauí acompanhado essas mudanças.
 

Sobre a crise existente no país, Tânia Bacelar prevê um futuro nebuloso para o Brasil, criticando a PEC 241  aprovada pela Câmara dos Deputados e que será votada agora pelo Senado (PEC 55).


Antes da homenageada, falaram o deputado João de Deus, o diretor da Agência de Fomento do Piauí, César Fortes, e o presidente da Cepro, Antônio José Medeiros.
 

João de Deus discorreu sobre o vasto currículo da homenageada, afirmando que ela incentivou as ações administrativas do Estado no campo do desenvolvimento regional, com seus conhecimentos e os cargos que ocupou.


César Fortes falou sobre a vida acadêmica de Tânia Bacelar, elogiando, ao mesmo tempo, a iniciativa do autor da cidadania. Antônio José Medeiros elogiou a iniciativa da cidadania, destacando a constante preocupação da homenageada com os problemas do Nordeste.

A sessão da Assembleia foi presidida pelos deputados Themístocles Filho e João de Deus e teve como participantes da Mesa o reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Nolga Cardoso, do representante da Universidade Federal, professor Elder Nunes, do pro-reitor de Extensão da UESPI, professor Raimundo Dutra, do vice-diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, professor Carlos Sait Andrade, do Professor Jesus Ferreira, representando a presidente do Conselho Regional de Economia, economista Teresinha de Jesus Ferreira, Heloísa Albuquerque, representante da família da homenageada, e do chefe do Departamento de Economia da UFPI, professora Romina Paradizo.

 

Repórter: Raimundo Cazé Edição: Paulo Pincel

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: