Geral

Penitenciária Irmão Guido será reformada

Está em andamento o processo licitatório para reforma geral da Penitenciária Regional Irmão Guido,

Terça - 12/04/2016 às 18:04



Foto: Divulgação Penitenciária Irmão Guido.
Penitenciária Irmão Guido.
Está em andamento o processo licitatório para reforma geral da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. A informação é da Secretaria de Justiça do Piauí. Segundo o órgão, o processo está em fase de análise da documentação das empresa concorrentes.

A reforma contemplará toda a estrutura da unidade, com reforço e alargamento da espessura do piso e reforma das paredes com concreto, recuperação da parte elétrica, sanitária e hidráulica, reforço nas grades e telas de proteção, dentre outras melhorias.

A reforma, segundo a Secretaria de Justiça do Estado, vai ajudar a reforçar a segurança na penitenciária, inclusive colaborando para evitar que fugas aconteçam. Segundo a Sejus, a estrutura da Guido foi concebida com inadequações.

"Entendemos que a estrutura da Irmão Guido possui muitas inadequações desde a sua construção e, portanto, estamos buscando meios de solucionar esses problemas estruturais", pontua o diretor adjunto da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus, Leandro Oliveira.

Ainda de acordo com a Secretaria de Justiça, todas as unidades penais do Estado passam ou vão passar por algum tipo de reforma estrutural e esses procedimentos já estão em andamento, visando tanto à segurança prisional como à parte do processo de humanização dos presídios.

Além disso, novas unidades estão sendo construídas, como a Central de Triagem de Teresina (anexa à Casa de Custódia), com 160 vagas, e a Casa de Detenção de Campo Maior, que terá capacidade de 140 vagas. Há também o projeto de construção da Cadeia Pública de Altos (600 vagas).

45 tentativas de fuga foram abortadas no ano

De acordo com a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe), desde o início do ano, pelo menos 45 tentativas de fuga foram abortadas em penitenciárias do Piauí.

O dado, segundo a Dipe, reflete que, embora exista problemas como a superlotação e outros de ordem estrutural nas unidades, a maior parte dos presos está sendo mantida custodiada.

"Temos, hoje, mais de 4 mil pessoas presas. É oportuno frisar que em mais de 99% o sistema está sendo mantido em ordem, sem fugas ou outros problemas", pontua o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe.

Fonte: Sejus

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: