Geral

Pelo Facebook Dilma nega que teles poderão furar neutralidade da rede

Empresas Marco Civil Internautas Dilma Facebook

Quinta - 24/04/2014 às 14:04



Foto: Arquivo Presidente da República, Dilma Rousseff
Presidente da República, Dilma Rousseff
Em bate-papo com os internautas via Facebook, na manhã desta quinta-feira (24), a presidente Dilma Rousseff respondeu a perguntas sobre o Marco Civil da Internet - ele entra em vigor a partir de junho. Em um dos posts publicados na página oficial do Palácio do Planalto, ela negou que as operadoras poderão priorizar um conteúdo em detrimento do outro.

A questão é polêmica e está ligada ligada à neutralidade da rede, que consiste em tratar de forma igualitária todo conteúdo que trafega pela internet. Segundo esse princípio, as empresas podem continuar vendendo velocidades diferenciadas (1 Mbps ou 50 Mbps, por exemplo), mas têm de oferecer a conexão contratada independente do conteúdo acessado pelo internauta.

Em reportagem publicada nesta quinta pela Folha de S.Paulo, as operadoras de telefonia disseram que poderão vender serviços diferenciados, cobrando mais de clientes que acessam conteúdo específicos, caso queiram. Ainda segundo a Folha, o relator do Marco Civil, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), negou que a redação da lei traga qualquer brecha para esse tipo de interpretação.

"A neutralidade na rede proíbe o traffic shaping: que a operadora priorize um conteúdo em detrimento do outro. Esta é uma das principais disposições do Marco Civil da Internet", disse o texto escrito em nome de Dilma, divulgado na página do Palácio do Planalto. A conversa iniciada por volta das 9h10 durou cerca de uma hora, quando foram respondidos 24 comentários e elogios

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: