Arte e Cultura

Pedra Furada será palco da Ópera Serra da Capivara

Nos próximos dias 23 a 29, o Parque Nacional Serra da Capivara recebe um evento que vai reunir diferentes molduras artísticas

Terça - 18/07/2017 às 11:07



Foto: Reprodução Pedra Furada será palco da Ópera Serra da Capivara
Pedra Furada será palco da Ópera Serra da Capivara

Foi lançada nesta segunda (17) a primeira edição da Ópera da Serra da Capivara, evento que reúne música, dança, circo, teatro, balé, luz e som no majestoso cenário da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara. O evento, realizado pelas secretarias de Cultura e Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, ICMBio e a Fumdham. ocorre entre os dias 23 e 29 de julho, em São Raimundo Nonato, com entrada franca.

O Parque da Serra da Capivara recebe uma média de 30 mil turistas por ano. Para os organizadores, a ópera surge com o intuito de promover ainda mais a potencial para que o Brasil e os piauienses conheçam a reserva que é considerada Patrimônio da Humanidade.

“Era um sonho nosso fazer com que a Serra da Capivara voltasse a ter um evento que focasse no ecoturismo, em cultura, que pudesse ser resgatado. É bom lembrar que no primeiro mandato Wellington Dias foram feitas duas versões de um evento de caráter nacional e internacional para promover e valorizar a Serra da Capivara e despertar atenção para o turismo”, destacou o secretário de Cultura, Fábio Novo.

Uma das apresentações adiantadas pela organização da ópera irá representar toda a história humana, a partir da evolução do DNA, tendo como plano de fundo as transformações da Caatinga, do seu longo verão ao seu curto inverno.

Este ano, a Pedra Furada será a grande atração da noite, conta a organização do evento. ”Dessa vez a Pedra Furada não é mais um plano de fundo. Ela é a peça principal e passará por um tratamento artístico com o video mapping, um tipo de projeção que desafia o olhar. Essa técnica é usada no mundo inteiro, em vários monumentos. No Brasil, foi usado nas Olimpíadas. A equipe que estamos trazendo é a mesma que faz video mapping nos canais de Amsterdã, nas Pirâmides do Egito, nas Pirâmides do México. E no nosso caso, esse tipo de tratamento artístico em monumentos de pedra é raríssimo”, explicou Sádia Castro, coordenadora-geral do evento.

Durante a ópera, a Pedra Furada vai se tornar um anfiteatro natural a céu aberto. Na Serra da Capivara o visitante ainda poderá conferir um dos únicos parques ambientais que protegem uma área de Caatinga.

Para a vice-governadora, Margarete Coelho, o piauiense deve lançar mão na promoção turística e histórica da região. “Vamos dizer que o parque é mundial, mas que também é nosso e sobre ele temos uma enorme responsabilidade. Nós pensamos em um conjunto de ações para divulgar o parque, juntamente com o ICMBio, Fumdham, Iphan, Ministério da Cultura, e do Meio Ambiente”, pontuou.

De acordo com o prefeito Manino, de Coronel José Dias, o evento vai contribuir para o fortalecimento do turismo na região. “Já temos uma boa quantidade de turistas, mas com o evento vai ampliar ainda mais o número de pessoas. Vamos esperar os turistas e recebê-los com muito carinho“, garantiu.

Público reduzido

De acordo com a coordenação-geral da ópera, o público será de no máximo 1,1 mil pessoas. “Infelizmente, o público é pequeno, mas é assim que acontece nas áreas de preservação. A quantidade de pessoas e o número de decibéis são limitados”, explica Sádia Castro.

Ainda de acordo com a coordenação, também será realizada uma Ópera na Cidade, que vai acontecer ocorrerá em São Raimundo Nonato, na praça pública Do Abrigo, onde também haverá espetáculo de dança, música, teatro, dentre outors. A ideia é propiciar um pouco do festival para as famílias que não puderam se deslocar.

Programação

Dentre as atrações estão Lenini (Rio de Janeiro), Trio que Chora (São Paulo), Raissa Fayet (Curitiba-PR), Klemente Tsamba (Moçambique), Grupo Harém de Teatro (Teresina), e outros. Acesse a programação completa e veja como reservar ingressos no site do evento www.operadaserradacapivara.com.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: