Pediatra do HUT alerta para aumento de casos de pneumonia

Crianças que apresentem febre e cansaço pós-gripe devem ser levadas imediatamente a um hospital


HUT

HUT Foto: Reprodução/Google

O pediatra do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Dr. Antonio Lopes, alerta a população para o aumento de casos de pneumonia, principalmente em crianças. De acordo com o Dr. Lopes é comum acontecer esse aumento após o grande número de infecções virais por conta, principalmente, do período intenso de chuvas. No HUT, apenas em março, foram atendidas 50 pessoas com pneumonia, das quais 17 eram crianças de 0 a 10 anos. Comparado com o mês anterior, percebe-se um aumento de 61% nos casos de pneumonia em geral e, em um recorte da pediatria, um aumento de 142% em crianças de 0 a 10 anos.

“Após esse período de muitos casos de infecção viral está começando a chegar aos hospitais as complicações dessas infecções, que são as pneumonias. O alerta é para os pais e responsáveis: crianças que estão se recuperando de uma gripe e que comecem a ter febre e cansaço devem ser levadas imediatamente a um hospital, por que muitas dessas pneumonias estão evoluindo para complicações”, alertou Dr. Lopes.

As complicações mais comuns, ainda segundo o médico, são os derrames pleurais, os abcessos pulmonares e outras como a pneumatocele. “A complicação mais comum é o derrame pleural, que pode evoluir para uma insuficiência respiratória e necessitar de UTI. Somente um diagnóstico precoce pode evitar tal complicação. Principalmente após uma semana que começarem a cansar e dar febre os pais ou responsáveis devem procurar o serviço de saúde para não deixar que a criança tenha complicações, pois aumenta o tempo de internação e coloca a vida do filho em risco”, ressaltou. 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
HUT
Próxima notícia

Dê sua opinião: