Peça teatral e outorga de medalhas marcam 194 anos da Batalha do Jenipapo

As solenidades comemoram uma das datas de maior importância na história do Piauí.


Espetáculo Batalha do Jenipapo

Espetáculo Batalha do Jenipapo Foto: Francisco Gilásio

Em comemoração aos 194 anos da Batalha do Jenipapo, o governardor Wellington Dias participou, nessa segunda-feira (13), da solenidade cívico-militar em Campo Maior. O evento, que teve início às 16h no Monumento Heróis do Jenipapo, contou com o tradicional desfile militar, a apresentação da peça teatral "A Batalha do Jenipapo", outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí e outorga da Medalha "Heróis do Jenipapo".

O dia 13 de março celebra uma das datas de maior importância na história do Piauí, que foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. "É importante celebrar esse dia e poder tornar esse momento histórico cada vez mais conhecido pelo país, afinal é um marco não só para o Piauí, mas para todo o Brasil", destacou o governador.

A solenidade teve início com o desfile militar e logo depois todos os olhares se voltaram para a encenação, que reuniu mais de 100 atores e grandes nomes do teatro piauiense, além de talentos da nova geração. A direção do espetáculo é de Arimatan Martins, que já dirigiu a peça 17 vezes, e texto de Ací Campelo, com cenografia de Wilson Aquino, sonoplastia de José Dantas, maquiagem de Danilo França, adereços de Wilson Costa e figurino de Bid Lima.

Solenidade dos 194 anos da Batalha do Jenipapo( Foto: Jorge Henrique Bastos)

Esta foi a 21ª encenação da Batalha do Jenipapo em Campo Maior, que utiliza a arte dramática para representar  a identidade sociocultural. "É uma história de luta e humildade, que nos leva à reflexão. Muita coisa melhorou no município, muitas oportunidades foram conquistadas, mas precisamos de mais e vamos trabalhar pela independência e progresso de Campo Maior para que possamos nos sentir cada vez mais orgulhosos de viver aqui", pontuou o prefeito Ribinha.

A programação foi encerrada com a outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, feita pelo Governo do Estado. Nas categorias Cavaleiro, Oficial e Comendador, 49 autoridades e pessoas que atuam para o desenvolvimento do Piauí foram condecoradas por Wellington Dias com a maior comenda do estado. Na ocasião, a prefeitura municipal também fez a entrega da Medalha Heróis do Jenipapo.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: