Arte e Cultura

Peça com Jesus Cristo transexual é liberada pela Justiça

'Lampejos de justiça neste Brasil de trevas. Censura nunca mais!', comemorou a produção

Quinta - 22/02/2018 às 11:02



Foto: Reprodução Foto
Foto

"Oevangelho segundo Jesus, rainha do céu ", espetáculo teatral cuja apresentação havia sido impedida judicialmente, foi liberada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A produção, que em setembro passado havia sido impedida de levar a atração ao palco do Sesc Jundiaí pelo fato do ator que interpreta Jesus Cristo ser transexual, comemorou a decisão.

"Lampejos de justiça neste Brasil de trevas. Censura nunca mais!", comemorou a produção, segundo o Diário de Pernambuco. Inicialmente, o juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, da 1º Vara Cível de Jundiaí teria decidido em caráter liminar vetar a encenação, argumentando que a peça ridicularizava símbolos sagrados, como a cruz, afetando a dignidade cristã.

A decisão, na época, foi atribuída pela equipe a um movimento orquestrado "por congregações religiosas, políticos e pelo TFP (Tradição, Família e Propriedade)", conforme relata o jornal. Já a nova sentença, proferida pela a 5ª Câmara de Direito Privado, decidiu por unanimidade liberar a apresentação, por considerar que o veto "feriu de morte a atividade artística da atriz transgênero que interpreta o personagem bíblico", configurando censura.

A peça tem como protagonista a atriz transexual Renata Carvalho. Além dela, o texto é escrito por outra trans, a inglesa Jo Clifford. Para compor o roteiro, esta última teria se inspirado nas suas experiências pessoais envolvendo religião e redesignação sexual.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: