Passo à Frente já beneficiou cerca de 3.500 pessoas no Piauí

Programa realiza atendimentos em Valença dos dias 29 de novembro a 2 de dezembro.


Secretário acompanha atendimento do Programa Passo à Frente

Secretário acompanha atendimento do Programa Passo à Frente Foto: Régis Fotos

As atividades do programa Passo à Frente nos municípios, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), evitam o deslocamento de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos. Desde de maio de 2016, quando foi implantado, até novembro, foram atendidos cerca de 3.500 pacientes, em 45 municípios. 

O programa beneficia a população piauiense disponibilizando, de forma itinerante, a oferta de cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito, além de fabricação de órteses e próteses.

Esses equipamentos auxiliam a rotina do paciente, melhorando a qualidade de vida da pessoa com deficiência. “Esse é o desejo do Governo do Estado: melhorar e humanizar os atendimentos em saúde. Em breve, também estaremos entregando equipamentos em outras regiões do estado do Piauí. Esse é um programa que vem, de forma muito significativa, fazendo esse atendimento tão importante a essas pessoas que precisam ter o olhar do poder público de uma forma diferenciada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

“Descentralizamos a oferta desse serviço, que antes era feito somente em Teresina. Já passamos por vários municípios, contemplando cerca de 45 cidades, onde entregamos aproximadamente 3.500 equipamentos. Fomos para São Raimundo Nonato, Oeiras, Piripiri e Picos e ainda no fim de novembro, seguiremos para Valença e região”, completa o gestor.

Um dos beneficiados foi João Paulo Ferreira, de seis anos de idade, do município de Floriano, que recebeu, pela primeira vez, bengalas, cadeira de roda adaptada e um par de órteses. A mãe dele, Elis Regina, que se dedica integralmente ao menino, não escondia a felicidade. "Só tenho a agradecer o apoio de vocês. Não tinha como comprar, mas eu iria atrás, graças a Deus eu consegui", conta com satisfação.

O Passo à Frente segue para Valença nos dias 29 de novembro a 2 de dezembro, contemplando os municípios de Inhuma, Lagoa do Sítio, Novo Oriente, Aroazes e Pimenteiras. A retirada dos moldes será feita na Câmara Municipal de Valença. A população desses municípios que necessitarem desse tipo de assistência devem procurar as secretarias de Saúde municipais.

Municípios já atendidos:

Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Jerumenha, Nazaré do Piauí e São Francisco do Piauí
Atendimentos – 575

São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio de Oliveira, João Costa, Nova Santa Rita, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí e Pedro Laurentino
Atendimentos – 294

Oeiras, Wall Ferraz, Santo Inácio, Floresta, Campinas e Simplício Mendes
Total de atendimentos: 474

Piripiri, Batalha e Boa Hora
Atendimentos – 1.034

Picos, Itainópolis, Santana do Piauí, Geminiano e Paquetá
Atendimentos - 722

São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Caracol, Coronel José de Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí e Guaribas

Atendimentos – 385

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: