Municípios

Passo à Frente entrega órteses e próteses em São Raimundo Nonato na sexta (17)

Serão entregues 377 órteses e próteses ortopédicas na região da Serra da Capivara.

Quinta - 16/02/2017 às 11:02



Foto: Marcelo Cardoso Oficina Itinerante Ortopédica – Passo a Frente
Oficina Itinerante Ortopédica – Passo a Frente

Em todo o Estado, o Programa Passo à Frente já beneficiou vários piauienses, levando de forma itinerante e gratuita oficina ortopédica para fabricação de órteses e próteses à pessoas com algum tipo de deficiência física. Agora é a vez de São Raimundo Nonato, onde secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, entrega, nesta sexta-feira (17), 377 equipamentos para os municípios que foram beneficiados na região da Serra da Capivara. O evento acontece às 9h no ginásio poliesportivo da Universidade Estadual do Piauí.

As atividades do Passo à Frente nos municípios têm evitado o deslocamento de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos.  O programa se dá através da parceria entre Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

“É um modelo de fazer uma saúde descentralizada e voltada para as pessoas com algum tipo de deficiência física do nosso Estado. Estivemos em julho do ano passado em São Raimundo Nonato para a retirada dos moldes desses pacientes e agora entregaremos esses equipamentos que são adaptados às necessidades de cada pessoa. É o Governo do Estado que chega mais próximo do cidadão piauiense”, disse Francisco Costa.

Dentre os equipamentos estão próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, calçados para pé diabético, cadeiras de banho e cadeira de rodas que beneficiaram, além de São Raimundo Nonato, pacientes dos municípios de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Caracol, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas e Jurema.

O Programa Passo à Frente já entregou equipamentos ortopédicos em Floriano, São João do Piauí e, com São Raimundo Nonato, já são 1.193 entregues. Com as órteses e próteses que Picos, Piripiri, Oeiras e Valença receberão ainda este ano, são 3.732 materiais ortopédicos que serão distribuídos, beneficiando pacientes de 50 municípios do Piauí. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: