Passe Livre eletrônico facilitará acesso de crianças de 0 a 6 anos aos

coletivos crianças acesso passe livre


A funcionária pública Mariana Resende Oliveira todo dia levar a filha Ludymilla Oliveira, de 5 anos para a escola de ônibus, mas confessa que se incomoda em ver a filha ter que pular a catraca ou passar por baixo dela, principalmente porque é no horário em que os ônibus estão cheios. 

Um Projeto de Indicativo de Lei que tramita na câmaramunicipal de Teresina visa instituir um cartão eletrônico para criança no Sistema de Transportes Coletivo de Teresina. A ideia vai beneficiar diretamente Maria José Figueiredo, Mãe de Carlos Daniel de 5 anos, que reclama do momento em que o filho vai passar pela catraca. “Ele passa por baixo, suja a roupa toda e ainda perde tudo que tem dentro do bolso”, diz.

De autoria da vereadora Graça Amorim (PTB), o “Cartão Eletrônico de Passe Livre Criança Cidadã” tem como objetivo permitir que crianças com menos de 6 anos tenham acesso gratuito aos ônibus de forma rápida, digna e segura.

“Com o cartão, as crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis, passarão pela roleta dos transportes coletivos de forma digna e sem constrangimentos. O que vemos hoje em Teresina são crianças com menos de 6 anos, que tem acesso gratuito aos ônibus se arrastarem para passar por baixo da roleta. Nossa intenção é dar a essas crianças o respeito e a dignidade que elas merecem”, disse a autora do projeto.

A dona de casa Raiana Silva foi outra que aprovou a ideia. “Meu filho passa por cima da catraca e é um sufoco este momento. Um dia desses ele caiu do outro lado e se machucou. Foi choro!”, conta a mãe.

Para a aquisição do cartão, os responsáveis pelas crianças beneficiadas deverão cadastrá-las em locais destinados para esse fim, mediante a apresentação de documentos pessoais dos responsáveis e da criança.


O “Cartão Eletrônico de Passe Livre - Criança Cidadã” deverá conter em sua face externa a foto, nome, data de nascimento e outros dados que se fizerem necessários, além de alternativa tecnológica que torne mais confiável sua utilização.

Fonte: semcom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: