Serra da Capivara receberá mais de R$ 700 mil em recursos para investimentos

A decisão tem caráter emergencial e os recursos devem ser destinados obrigatoriamente para despesas com pessoal, material de consumo e infraestrutura


Reunião de trabalho

Reunião de trabalho Foto: Icone


O maior sítio arqueológico das Américas, o Parque Nacional da Serra da Capivara, receberá R$782.485,00 em recursos e passa a ter gestão compartilhada entre o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fundham). Os recursos foram garantidos após a ação civil pública da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI) em 2015 e teve na nova gestão a participação do conselheiro federal Celso Barros Neto, do presidente Chico Lucas e da secretária adjunta Élida Franklin.

Com o resultado positivo da decisão do Juiz Federal Pablo Baldivieso, da Vara Única da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato, publicada no dia 18 de janeiro, o patrimônio terá garantido o seu funcionamento. No último ano uma grave crise abalou a gestão do local chegando com possibilidade de fechamento total do Parque que tem importância reconhecida internacionalmente.

A decisão tem caráter emergencial e os recursos devem ser destinados obrigatoriamente para despesas com pessoal, material de consumo e despesas com infraestrutura. O MPF e o ICMBio serão responsáveis pela fiscalização dos investimentos de modo a garantir a aplicação correta dos recursos. Uma grande vitória para a sociedade piauiense.

A secretária adjunta da OAB-PI, Élida Franklin, comemorou a decisão e afirmou que a Instituição continuará acompanhando até a execução definitiva da sentença, reforçando a necessidade urgente dos recursos para a manutenção do Parque. “Essa quantia é tão somente para a manutenção ordinária do Parque. Foi uma batalha árdua, ainda temos um longo caminho pela frente até a execução definitiva. Mas estamos motivados pela relevância desse nosso patrimônio e tudo o que ele representa”, disse a diretora da OAB-PI.

Já para o conselheiro federal Celso Barros Neto é uma vitória da OAB por um pleito de toda a sociedade brasileira em dar as condições de manutenção do parque. “Estivemos com Niède Guidon e à sua preocupação era alarmante e percebemos que a Ação era essencial. Esperemos que agora seja estabilizada a situação do Parque", finalizou.

Fonte: Icone

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: