Cidade

Parque Encontro dos Rios é entregue reformado para a população

Local terá programação especial para este fim de semana

Sexta - 16/03/2018 às 17:03



Foto: Reprodução Parque Encontro dos Rios
Parque Encontro dos Rios

Um “velho conhecido” dos Teresinenses foi entregue totalmente reformado para a população. O Parque Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, passou por revitalização urbanística e ambiental e foi reaberto nesta sexta-feira(16). A Prefeitura de Teresina investiu cerca de R$2,1 milhões na reforma que compreende a segunda etapa do Programa Lagoas do Norte.

“O Encontro dos Rios é um patrimônio cultural e ambiental de Teresina. E essa ampla reforma nele, que é mais um produto do Lagoas do Norte, veio para reforçar os objetivos desse programa que é requalificar áreas de nossa cidade, levar mais espaços de lazer, levar melhorias em diversos aspectos para a população. É reconstruir uma cidade para as pessoas”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim.

Os visitantes que forem ao Parque Encontro dos Rios já passam agora a contar com uma área mais urbanizada, onde poderão fazer passeios em trilha projetada e terão ainda à disposição novos bancos, mais iluminação e bicicletário. Já a criançada que for ao Parque contará com um espaço de lazer com playground, com brinquedos como tirolesa, gangorra, balanços, dentre outros.

Integrando os espaços de urbanização e estreitando a relação dos visitantes com o meio ambiente, a área ganhou ainda uma revitalização paisagística, mantendo a preservação das características locais. Outro detalhe da reforma foi a revitalização do monumento do Cabeça de Cuia, que representa umas das lendas folclóricas mais famosa de Teresina.

O senhor Francisco de Azevedo, que é pescador, disse que há 40 anos mora na região do Parque e que esperava muito por essa reforma. “Minha vida se confunde com a história desse lugar. Ver ele todo lindo, novo é como se fosse um sonho realizado”, declarou emocionado. Sentimento também compartilhado pela dona de casa Oriede da Costa, que já aproveitou a manhã para apreciar as novas estruturas. “O Parque ficou maravilhoso! E o melhor de tudo é uma ampliação da iluminação que vai fazer com que a gente também frequente o local à noite”, ressaltou.

O pavilhão central do Parque também ganhou uma reforma completa, que incluiu nova estrutura metálica da cobertura, e ainda melhorias na instalação elétrica e na drenagem pluvial. Dentro do pavilhão foram ainda construídos quatro quiosques, sendo um para informações turísticas e três para permissionários. Esses estabelecimentos ganharam novas padronizações e identificações que fazem alusão às caraterísticas da região do Poti Velho, como o quiosque Piratinga, uma referência a um dos peixes mais característicos do local. Os permissionários também contarão com os cincos quiosques externos que foram todos reformados.

Para Socorro Nascimento, uma das permissionárias em um dos quiosques construídos dentro do pavilhão, é grande a expectativa de vendas. “É uma benção poder vender meus lanches, sorvetes, bebidas em uma estrutura nova, organizada. Ganha visitantes, mas certamente a gente ganha muito também. Se o Parque já recebia muitos turistas antes, agora então receberá muito mais. E mais visitas, mais venda para nós”, concluiu.

O horário de funcionamento do Parque é de 09h às 16h nos dias de semana e de 09h às 19h aos fins de semana. E para a comemorar a entrega das novas estruturas do Parque, a Prefeitura preparou uma programação para este fim de semana no local.

Dia 17 de março

- 09h às 10h - Banda Infanto-Juvenil

- 10h às 11h – programação infantil com teatro de bonecos

- 11h30 às 14h – Grupo de Samba

Dia 18 de março

- 09h às 10h – Banda Infanto-Juvenil

- 10h às 11h30 – programação infantil com Grupo Vagão e pintura de rosto

- 10h às 12h – Blitz Socioeducativa e ambiental

- 11h30 às 14h30 – Wilseff Lago e Banda

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: