Política

Parceria público-privada é um caminho sem volta, avisa Franzé

Domingo - 02/04/2017 às 14:04



Foto: Paulo Pincel Themístocles Filho com Franzé Silva
Themístocles Filho com Franzé Silva

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, avisa que o programa de parcerias público-privadas que vem sendo implementado pelo Governo do Estado é um caminho sem volta. O Piauí vai agora aprimorar o procedimento geral para que essas PPPs possa trazer mais benefícios para os piauienses. Franzé defendeu a presença de representante da Assembleia Legislativa no programa.

“As avaliações são periódicas. Havendo um membro do Legislativo dentro do comitê de monitoramento vai permitir que as informações cheguem aqui on line... no dia em que houver mudanças a Assembleia vai estar informada”, afirmou o secretário, que esteve na semana passada debatendo com 15 deputados a situação da PPP dos terminais rodoviários de Picos, Floriano e Teresina.

“A partir de um entendimento geral é que se os benefícios que a população do Piauí vai ter. É preciso que não só os deputados, mas os membros do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, cada vez mais estude e aprimore essa visão de parceria público-privada. Não é invenção do Piauí. É uma coisa que está dando certo no mundo inteiro. Onde o Estado tem levado benefícios para a população, a partir desse entendimento com capital. Nós não queremos o capitão pelo lucro, nós queremos a capital fortalecendo as ações que levem benefícios para a população”, defendeu o secretário.

“Esse é o espírito da pareceria público-privada. É fazer melhorias para a população em valores que possam ser rateados sem onerar a população. O Estado hoje não tem capacidade de investimento. Precisamos investir? Essa é a modelagem que o mundo está usando”, acrescentou.

Franzé Silva explicou que outras PPPs estão a caminho. “Nós temos em estado avançado a nova gestão da Ceapi, a nova Ceasa, o Piauí Conectado e o VLT. São coisas que estão sendo estudadas. Estamos aí já com contrato assinado da subconcessão. É um conjunto de obras que o Estado jamais teria capacidade de investir, nem mesmo com ajuda do governo federal. E a gente tá trazendo benefício para população, a melhoria do serviço gerando emprego e renda no contexto novo”, finalizou.

Franzé Silva
Secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva                                                                                     (Fotos: Paulo Pincel)

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: