Educação

Parceria entre FWF e SEMEC oferta cursos aos pais de alunos do Cidade Olímpica Educacional

Mais de 80 pessoas já foram qualificadas com cursos nas áreas de alimentação e artesanato

Quarta - 17/04/2019 às 20:04



Foto: Ascom Capacitação
Capacitação

Desde 2017, os pais de alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional participam de cursos e oficinas profissionalizantes. Os cursos, frutos da parceria entre Fundação Wall Ferraz e Secretaria Municipal de Educação, acontecem nas manhãs de sábado e são realizados enquanto os alunos da rede municipal de ensino assistem aulas de disciplinas preparatórias para olimpíadas de conhecimento. Mais de 80 responsáveis já foram qualificados com cursos nas áreas de alimentação e artesanato.

Durante os anos de parceria, já foram ofertados os cursos de Artesanato em feltro, Doces Finos, Panificação e oficina de Ovos de páscoa. Atualmente os pais dos alunos realizam os cursos de Biscoito Artesanal e Mosaico em cerâmica na Escola Municipal Murilo Braga.

Segundo a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira, os cursos e oficinas oportunizam que pais e mães aprendam uma nova profissão e tenham possibilidade de incremento de renda: "Essa proposta de qualificação e incentivo à produção autônoma visa fortalecer as habilidades das pessoas que acompanham as crianças beneficiadas com o projeto Cidade Olímpica Educacional. Acreditamos que são pessoas que buscam uma alternativa de incremento de renda e que os conhecimentos adquiridos vão agregar na rotina dessas famílias", pontua.

José Pereira, pai da Maria Aparecida, aluna do Programa Cidade Olímpica Educacional, afirma que antes dos cursos serem ofertados, os responsáveis ficavam ociosos e sem algo produtivo para fazer e que a realidade agora é diferente.  "Hoje a gente vem, se ocupa e aprende algo novo. Eu já sabia fazer doces e salgados em casa, mas com esse curso da Fundação estou tendo a oportunidade de me aperfeiçoar e adquirir mais conhecimento na área. Eu e minha esposa já pensamos em montar um pequeno negócio no futuro e colocar em prática o que foi aprendido durante as aulas para garantir uma renda extra", diz.

"O Programa Cidade Olímpica sensibilizado com a situação dos pais que vem deixar seus filhos para as aulas aos sábados, procurou a Fundação Wall Ferraz para a oferta de cursos. Com isso, aliamos nosso objetivo de fortalecer a parceria com os pais e a expertise da Fundação Wall Ferraz em promover o empreendedorismo através de oficinas", explica a coordenadora do Programa Cidade Olímpica Educacional, Valdete Silva.

 Cidade Olímpica Educacional

O Programa Cidade Olímpica Educacional é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e foi criado para aprofundar os conhecimentos dos alunos com aulas aos sábados nas disciplinas de matemática, física, química, língua portuguesa, astronomia e ciências. De 2012 a 2018, conquistou mais de 700 medalhas, entre ouro, prata e bronze, em Olimpíadas Nacional de Conhecimentos, por alunos de escolas da Prefeitura de Teresina. Este ano, 270 alunos assistem aulas de ciências, astronomia, física, matemática, língua portuguesa e química todos os sábados.

Fonte: Ascom SEMEC

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: