Geral

Palma alimenta gado criado no sertão do Piauí e garante rentabilidade

palma comida animal seca

Segunda, 07/09/2015 às 14:09



Foto: divulgação Estiagem
Estiagem
 Uma das estratégias baratas e de maior resultado encontrada pelos criadores de Jerumenha, a 300 km de Teresina, foi é o uso da palma forrageira, que está presente em quase todas as propriedades de quem decide viver e produzir nesta região.

Com a escassez de água a alternativa para o gado produzir leite ou carne é uma tarefa difícil. Mas que foi amenizada com a utilização da palma forrageira como fonte de alimentação para os animais.

“Se você precisa da palma ela pode usar, mas se não precisar ela fica lá e sobrevive o tempo que for para o alimento do gado. É chamada pelos criadorfe4s como feno verde”, disse Magno Cerqueira, produtor.

A utilização da palma nasceu a partir da observação do dono da fazendo na evolução climática da região ao longo de 15 anos. Foi percebido que no decorrer do tempo a duração do período chuvoso estava desmunindo e necessitava de alguma saída para alimentar os animais.

A planta da família dos cactos se adaptou bem ao clima semiárido brasileiro, porque não necessita de muita umidade para produzir. Em situações de manejo intensivo, a palma pode alcançar, por hectare, produtividade de matéria seca e de energia maior do que a cana-de-açúcar e a silagem de milho.

Apesar da rusticidade, para produzir bem, a palma deve ser plantada em solo fértil e receber adubação adequada. Dependendo do tipo da cultivar e do desenvolvimento da planta, a colheita começa a partir do primeiro ano depois do plantio. Cardoso prefere colher a planta depois do segundo ano do plantio, porque, de acordo com ele, a folha tem mais massa e menos água.

Fonte: com informes do g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: