Geral

Palestra sobre prevenção e bem-estar abre Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O engenheiro do trabalho Edgar Bandeira destacou na palestra dados que mostram que mais de dois milhões de trabalhadores morrem em decorrência de acidente no

Quinta - 23/11/2017 às 08:11



Foto: Icone Palestra sobre acidente de trabalho
Palestra sobre acidente de trabalho

A programação da X Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Unificada das Empresas de Transporte Urbano (SIPATRANS), promovida pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) iniciou nesta quarta-feira (22) com palestra sobre prevenção, consciência e bem-estar.

O engenheiro do trabalho Edgar Bandeira destacou em sua palestra dados que mostram que mais de dois milhões de trabalhadores morrem em decorrência de acidente no trabalho. "Nós não podemos fazer a prevenção de acidentes de trabalho e da saúde do trabalhador sem apostar na conscientização. Essa conscientização tem que partir da empresa e do trabalhador. Não adianta o trabalhador estar preocupado com a sua integridade física, se a empresa não tiver as condições necessárias para a prevenção, proporcionar o bem-estar do trabalho e por último a inexistência ou a minimização do acidente e da saúde ocupacional", aponta.

Stands estão disponíveis no local oferecem orientações serviços como aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea, além da distribuição de material informativo sobre DST/AIDS, limpeza de pele, orientação de higiene bucal, acuidade visual e orientações sobre cidadania e direitos do trabalhador. Os participantes também aproveitaram a exposição com peças de ônibus e materiais de Epis, show de humor, sorteio de brindes e ginástica laboral.

A coordenadora executiva do SETUT, Idina Cristina, pediu aos colaboradores que cuidem da saúde e do bem-estar, reforçando a importância do uso dos equipamentos de segurança. "Devemos ter mais cuidado no nosso dia a dia no trabalho. Para ajudar os trabalhadores a ter essa mudança no cotidiano, estamos mais uma vez realizando este evento com diversas informações para que os participantes sejam agentes transformadores deste cenário", explica.

Para o gerente da empresa Cidade Verde, Francisco Bezerra, o SIPATRANS é um evento importante e necessário. "A segurança é um elemento indispensável. O trabalhador, ao participar das palestras, se torna um multiplicador e leva essas informações para os demais colegas e para a própria família", elogia.

O cobrador Adriano Rodrigues participou pela primeira vez do evento e conta que aproveitou o momento da ginástica laboral. "Achei a parte do alongamento bastante importante para nós trabalhadores, pois precisamos praticar exercícios todos os dias", explica.

A X Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Unificada das Empresas de Transporte Urbano (SIPATRANS) segue até quinta-feira (23) com homenagens, mais palestras, momentos culturais, sorteios e ginástica laboral. 

Fonte: Icone Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: