Geral

Palestra alerta estudantes sobre uso de agrotóxicos em Altos

A palestra faz parte do projeto Hortas na Escola desenvolvida CETI Rama Boa

Sábado - 20/05/2017 às 15:05



Foto: Cultivando Agrotóxicos
Agrotóxicos

Cultivar alimentos, desenvolver valores relacionados a questões ambientais e alertar sobre o uso de agrotóxicos foram alguns dos temas abordados em mais uma etapa do projeto "Horta na Escola", realizado pelo Centro Estadual de Tempo Integral Rama Boa. A palestra aconteceu na manhã de ontem (19) com a participação de dois agrônomos cedidos pela Secretaria Estadual de Agricultura, na cidade de Altos.

A palestra faz parte do projeto Hortas na Escola, ação desenvolvida nas dependências da escola envolvendo alunos do ensino médio e busca incentivar aprendizado de forma saudável e criativa.

A diretora do CETI Rama Boa, Celmilda Almeida, disse a palestra conciliar aos alunos teoria e prática no cultivado de produtos sem agrotóxicos, além de incentivar os alunos a usarem as técnicas além da escola.

"O projeto Hortas na Escola vem sendo desenvolvido nas etapas teóricas e práticas mostrando aos alunos a importância do meio ambiente. Nesta etapa recebemos os agricultores para explicar a utilização de maneira consciente dos alimentos, sem agrotóxicos e incentivando as técnicas para uso em casa, por exemplo. Eles gostaram das palestras, e logo irão para a prática", falou.

Os sessenta alunos que participam do projeto puderam tirar as dúvidas quanto a utilização de maneira consciente e sem agrotóxico dos alimentos, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação. Após a fase teórica os alunos iniciarão o manejo da terra, noções de plantação e cultivo de alimentos, sempre acompanhada dos técnicos.

"A palestra ajuda a comunicar os alunos sobre a importância de não usar agrotóxicos nas plantações. Nos ajudou a entender que o mal uso pode causar acidentes resultando a cegueira ou até a morte", alertou Camila, aluna do terceiro ano do ensino médio.

Já para o aluno Luan Àdrian, do segundo ano do ensino, a palestra foi importante por revelar a influência do uso de agrotóxicos no cotidiano. "É importante entender como o agrotóxico influencia na nossa vida, nossa alimentação, na hora de comprar os produtos e a termos cuidado com os alimentos que estamos utilizando. Esperamos que tenhamos mais palestras interessantes que ajude a levar o aprendizado para fora da escola", finalizou.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: