Geral

Painel de Igreja gera polêmica e Padre desabafa durante Missa

painel polêmica Esperantina Igreja

Terça - 21/04/2015 às 22:04



Foto: jornalesp Painel em igreja é motivo de polêmica em Esperantina
Painel em igreja é motivo de polêmica em Esperantina
 Vem dando bastante o que falar, o polêmico painel intitulado de “Calvário de Cristo”, que foi pintado no ano de 1983 pelo artista plástico, pedrosegundense, João Batista Bezerra da Cruz e que está exposto até hoje, no altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança na cidade de Esperantina.


O referido painel, foi um dos assuntos bastante explorado pelo pároco, Evandro Alves da Silva, durante o encerramento da Missa do último domingo (19/04), que contou com a participação de centenas de fieis.

Evandro Alves, começou a sua fala dizendo que durante a semana que se passou havia recebido dois integrantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que na ocasião lhe apresentaram alguns ofícios que haviam sido enviados da Alemanha com destino ao Ministério da Cultura, em Brasilia, solicitando o tombamento do referido painel.

O pároco, relatou aos fieis presentes, que achou um verdadeiro absurdo os ofícios terem sido enviado para o Ministério da Cultura por um grupo de alemães, que segundo ele, se dizem amigos dos esperantineses e assinam como, “Círculos dos amigos de Esperantina”.

“Pelo visto, os alemães, querem mandar na paróquia. Se ajudaram a Igreja no passado e ajudam alguma entidade, hoje, muitíssimo obrigado, temos que agradecer, mas, não devemos continuar nas mãos deles, não, afinal o nosso país está liberto a muito tempo”, declarou o reverendo.

Evandro Alves, falou que na sua opinião como católico e pároco atual da Igreja, o painel em questão, está inadequado no templo sagrado e tem poucas cenas importantes para o catolicismo.

“Quem me conhece sabe, que eu sou sincero com minhas coisas, e não mi sinto bem em celebrar em frente um painel que traz divisão de unidade”, disse o pároco.

O reverendo, chegou a declarar ainda, que desde quando assumiu os destinos da paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, durante as suas missas evita colocar incenso na área onde se encontra o referido painel.

“Volto a repetir, este painel desde que foi pintado só trouxe foi a discórdia para os fieis”, lamentou.

O vigário, finalizou a sua fala, afirmando que quem mandou pintar o painel tentou expressar apenas o seu pensamento.

“Será se antes de pintarem este painel que aqui está, chegaram a fazer alguma consulta para a comunidade?”, questionou o pároco.

Lembrando que o painel em discussão foi pintado na época que o Padre Ladislau João da Silva, atuou como coordenador paroquial da paroquia de Nossa Senhora da Boa Esperança na cidade de Esperantina.

Fonte: jornalesp

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: