Geral

Pacientes do CEIR participam de batizado e troca de cordas de capoeira

Ceir capoeira batizado

Sábado - 06/12/2014 às 23:12



Ao som do berimbau, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) abriu uma roda de capoeira, na manhã de sexta-feira (5), no Clube dos Diários, Centro de Teresina. Pacientes da reabilitação desportiva participaram do VI Batizado e Troca de Cordas da Associação Cultural de Capoeira Iê Berimbau (ACCIB).



“Em nosso trabalho reabilitamos não só o movimento, mas o cidadão. Envolvendo nossos pacientes na roda de capoeira, também os colocamos na roda social”, explica o supervisor de Reabilitação Desportiva do Ceir e organizador do evento, Childerico Robson.



Childerico explica que “a capoeira não está apenas na movimentação. Junto a ela são trabalhados a musicalidade, a emoção, o equilíbrio e, principalmente, a socialização”, destaca.



Atualmente, o grupo de capoeira do Ceir possui cerca de 40 participantes. O pequeno José Lucas, de oito anos, é um dos capoeiristas. Sua mãe, Beatriz Cardoso, comemora os avanços conquistados pelo filho desde que passou a participar das aulas de capoeira no Centro.



“Há seis anos meu filho, com paralisia cerebral, faz tratamento no Ceir. Nos primeiros seis meses ele já começou a andar. E, depois que passou a participar da capoeira, seu equilíbrio e locomoção melhoraram muito. É uma grande satisfação em ter no Piauí um Centro de Reabilitação como o Ceir. Seu tratamento não faz bem apenas aos nossos filhos, mas, também, a nós, familiares”, pontua Beatriz Cardoso.



Além da capoeira, o evento recebeu apresentações dos pacientes da musicoterapia e exposição de quadros da arteterapia. Também houve palestra do projeto Pense Bem AVC.



Além de pacientes e familiares do Ceir, estiveram presentes representantes da Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e do Ministério Público do Estado, entre outros.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: