Política

Ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Estado é reeleito

Nayro Victor Lemos Resende Leite, foi reeleito para o Biênio 2018-2020

Sábado - 01/12/2018 às 14:12



Foto: Assessoria Nayro Victor Lemos Resende Leite
Nayro Victor Lemos Resende Leite

O ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Nayro Victor Lemos Resende Leite, foi reeleito para o Biênio 2018-2020, na sexta (30), durante a 115ª Sessão Ordinária do Conselho Superior, realizada na sede do Colegiado, na Casa de Núcleos da Instituição.

Compondo a Lista Tríplice, eleita por representantes dos movimentos sociais, Nayro Victor Lemos Resende Leite concorreu à reeleição, ao lado dos candidatos Francisco Chagas do Nascimento Júnior e Carlos Alberto Amorim de Sousa Andrade.

Ao abrir a Sessão, a presidente do Colegiado e defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, enalteceu o trabalho realizado pela Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha do ouvidor, cuja presidente, defensora pública Rosa Viana Mendes Formiga, se encontrava presente. “É válido destacar o excelente trabalho realizado pela Comissão Eleitoral desse pleito, lembrando que na Sessão anterior este  Colegiado aprovou Moção Honrosa para a referida Comissão, pela condução democrática e eficiente dos trabalhos”, destacou Hildeth Evangelista.

Rosa Viana se manifestou saudando os três candidatos presentes. “Obrigada pela confiança depositada”, disse a defensora, nomeando cada um dos integrantes da Comissão, assim como aos demais colaboradores, que contribuíram para o desenvolvimento transparente do processo eleitoral para ouvidor-geral externo.

Em seguida, os conselheiros ouviram, em separado e com igual tempo, cada um dos candidatos, que tiveram a oportunidade de expôr suas ideias para a Ouvidoria da Defensoria Pública. A  votação foi secreta, com cada conselheiro depositando seu voto na urna eleitoral, sendo o processo finalizado com a conferência e apuração dos votos feita, a pedido da presidente do Colegiado,  pelo representante da Associação Piauiense de Defensores Públicos (APIDEP), Arilson Pereira Malquias e pela  presidente da Comissão Eleitoral, Rosa Mendes Viana Formiga, que  proclamaram o resultado da votação, dando a vitória a Nayro Victor Lemos Resende Leite, por 4 votos a 3 obtidos pelo segundo colocado, Carlos Alberto Amorim de Sousa Andrade.

“É muito satisfatório esse resultado porque você vê o reconhecimento de um trabalho que realizou na primeira gestão e tem a oportunidade de dar continuidade, o que é por demais importante. Essa continuidade foi o que propus ao Conselho Superior, que por maioria acatou. Quero agradecer e dizer que foi um processo bem participativo e agora é trabalhar para concretizar as propostas lançadas. Para que possamos elevar ainda mais esse instituto que é a Ouvidoria e democratizar cada vez mais o Sistema de Justiça”, afirmou Nayro Victor Lemos.

Compareceram à Sessão desta sexta-feira, além da presidente do Colegiado e defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes; os conselheiros Erisvaldo Marques dos Reis, subdefensor público geral; Ana Patrícia Paes Landim Salha, corregedora-geral da DPE-PI; Gisela Mendes Lopes, que secretariou a Sessão devido às férias da conselheira secretária, Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti; Sheila de Andrade Ferreira; Robert Rios Magalhães Júnior e Leandro Ferraz Damasceno Ribeiro. Representando a Apidep o defensor público Arilson Pereira Malaquias.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: