Arte e Cultura

Orquestra Sinfônica de Teresina adquire novos instrumentos

Investimento de R$ 144 mil permitiu a compra de violoncelos, contrabaixos e xilofone

Segunda - 21/05/2018 às 17:05



Foto: Ascom Orquestra Sinfônica de Teresina adquire novos instrumentos
Orquestra Sinfônica de Teresina adquire novos instrumentos

A Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) realizou a compra de oito novos instrumentos, que garantirão melhor sonoridade nos concertos. Cinco violoncelos, dois contrabaixos e um xilofone foram adquiridos e já estão sendo utilizados pelos músicos. Além de assegurar o trabalho de manutenção periódica, que a OST vem fazendo ao longos dos anos, com financiamento contínuo da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. 


“É um passo muito importante. Estamos fortalecendo três naipes importantes com instrumentos de um nível elevado, de durabilidade imensurável e sonoridade profissional e de melhor qualidade. Além disso, há um investimento no estímulo dos músicos, que passam a utilizar não só novos instrumentos, mas, melhores”, disse Aurélio Melo, maestro da OST.


Para Aurélio, a aquisição também reforça a importância das parcerias, que colaboram para o desenvolvimento da Orquestra. “No ano em que celebramos os 25 anos de história, esses novos instrumentos chegam para enriquecer, ainda mais, nosso trabalho, e garantir ao público apresentações ainda melhores. Daí a importância de se criar novas parcerias, importantes como a que temos com o Sesi, que hão de contribuir com o crescimento e expansão desse trabalho”, completou.


Músico da OST desde 2004, o violoncelista Caio Michel avalia como positiva a compra dos novos instrumentos. “Tecnicamente, temos uma grande melhora do som, da sonoridade do nosso naipe, e dos naipes que receberam os novos instrumentos. Eleva o nível técnico dos músicos e, consequentemente, as apresentações da OST. Além disso, avalio positivamente, também, porque valoriza o nosso trabalho, como músico da orquestra”, enfatizou Caio, enquanto testava o novo violoncello que passa a utilizar. 


Firmado em 2017, o contrato celebrado entre a Orquestra Sinfônica e o Conselho Nacional do SESI garantiu projetos importantes e de democratização do acesso à música, a exemplo dos Concertos pelo Piauí – Rio Abaixo, Rio Arriba, em que a OST se apresentou em 10 cidades do interior piauiense, proporcionando a milhares de pessoas o acesso à música erudita. 


A parceria garantiu, agora, a aquisição dos novos instrumentos, num investimento de cerca de R$ 144 mil. “É mais um passo importante que a Prefeitura de Teresina dá em relação às políticas públicas para a Cultura, mostrando a sensibilidade da gestão atual para esse setor tão importante. A parceria com o Conselho Nacional do SESI vem a somar com o investimento que a próxima Prefeitura já faz, fielmente”, finalizou o administrador da OST e superintendente executivo da Fundação Monsenhor Chaves, Abiel Bonfim. 
 


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: