Arte e Cultura

Orquestra Sinfônica dá continuidade a intercâmbio musical com Alemanha

Dominik Lang e Martin Börner são os músicos convidados a trocarem experiência com os profissionais piauienses

Sexta - 17/08/2018 às 17:08



Foto: Reprodução OST
OST

Desde 2016, a Orquestra Sinfônica de Teresina e a Dniederrheinische Sinfoniker, da Alemanha, vêm realizando um intercâmbio entre seus músicos, com o objetivo de trocar experiências e compartilhar o que cada uma tem de melhor. Neste ano, Dominik Lang e Martin Börner são os músicos convidados a trocarem experiência com os profissionais piauienses.

Durante todo o mês de agosto, Dominik Lang e Martin Börner dão aulas para os violistas e instrumentistas rítmicos da Orquestra Sinfônica de Teresina. “A Europa é o berço da música erudita, a Alemanha respira o estilo. Então, seus músicos sempre vão ter muito conhecimento e experiência para dividir conosco, brasileiros, nordestinos. Temos muito o que absorver da cultura musical que eles tem, assim como temos nossas diferenças rítmicas para passar para eles”, explica Aurélio Melo, regente da Orquestra Sinfônica de Teresina.

Dominik Lang é formado em Música Orquestral com especialização em Música Moderna e Percussão Sinfônica pela Escola Superior de Música de Colônia. Desde a adolescência, atua como baterista em diversos projetos e bandas de rock, pop, blues, jazz e fusion. Já participou de vários espetáculos musicais, como baterista e também como percussionista, em peças como Os Miseráveis, West Side Story, Jesus Christ Superstar, Kiss Me Kate, Me And My Girl, Joseph And The Amazing Technicolor Dreamcoat, e muitos outros. Leciona ambos os instrumentos desde 1991, é professor da Escola de Música Municipal de Krefeld e percussionista da Orquestra Niederrheinische Sinfoniker, do Teatro de Krefeld-Mönchengladbach.

Martin Börner, adentrou ao universo musical bem cedo, com aulas de violino desde os seus 07 anos de idade. Tem formação superior em Violino pela Escola Superior de Colônia, com Gerd Hulverscheidt, e em Viola tanto pela Universidade de Viena, com o Prof. Hatto Beyerle, como em Trossingen, com o Prof. Emile Cantor. É líder do naipe de violas da Niederrheinische Sinfoniker, do Teatro de Krefeld-Mönchengladbach, desde 1992. Participou de um Intercâmbio com a New Zealand Symphony Orchestra, de 2011 a 2012. É integrante também de alguns grupos de Música de Câmara, como o Grupo Più (www.ensemblepiu.de), e o Quarteto Alma (www.almaquartett.de).

O intercâmbio começou com a ida do maestro Aurélio Melo e do percussionista Gilson Fernandes à cidade alemã Mönchengladbach, em janeiro de 2016. Em outubro do mesmo ano, a OST recebeu a violinista ucraniana Tatjana Cherepashchuk. Em 2017, por sua vez, mais uma etapa do projeto foi realizada. Nos meses de julho e agosto, Dominik Lang esteve na capital pela primeira vez, trabalhando com os músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina. Logo em sua chegada, destacou a oportunidade de conhecer a diversidade rítmica brasileira, vivenciando e ensaiando um repertório sobre o qual os europeus têm curiosidade de aprender.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: