Arte e Cultura

Organizadores do Corso se reúnem para discutir participação de paredões de som

Todas as considerações feitas serão levadas ao Ministério Público nesta sexta-feira (12)

Quinta - 11/01/2018 às 17:01



Foto: Reprodução Reunião
Reunião

Na manhã desta quinta-feira (11), a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) recebeu representantes da Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e Associação Piauiense dos Amantes de Som Automotivo (APISOM) para discutir sobre a participação de paredões de som durante o Corso de Zé Pereira de Teresina. 


Esse foi o primeiro encontro para acertar detalhes da participação. Todas as considerações feitas serão levadas ao Ministério Público nesta sexta-feira (12) para uma reunião informal.


Na edição anterior, a Comissão Organizadora do Carnaval - responsável pelo evento- determinou, juntamente com outros órgãos, a não participação de paredões de som na área isolada pela Strans e pela Polícia Militar para o evento devido a preocupação com incidentes já vistos em anos anteriores. Diante de pedidos dos amantes de som automotivo da cidade, os órgãos se uniram para analisar todas as maneiras viáveis para a segurança dos foliões, tanto quanto a poluição sonora, direitos e deveres.


"O Corso nasceu de uma manifestação espontânea do povo. Dessa forma entendemos os pedidos quanto a participação de som automotivo e creio que com entendimento todos possam participar do evento", disse Luís Carlos Alves, presidente da FMC. 


Ainda segundo o gestor, foi sugerida a participação de até 30 paredões de som, previamente selecionados pela APISOM. Eles deverão permanecer na avenida até a meia noite. Também será determinado o volume máximo de som que todos deverão obedecer.


O presidente da Associação Piauiense dos Amantes de Som Automotivo, Rinaldo Race, explica qual é a proposta. "A proposta é que os paredões abram o desfile dos caminhões e ao final será destinado uma via de acesso para que os paredões permaneçam até o horário sugerido. A seleção será feita mediante os nossos associados, seguindo os quesitos citados, como o som deve estar em cima de uma carreta e puxado por veículo automotor, além de toda documentação necessária do condutor e do veículo", afirmou.


Durante o encontro, preocupações quanto ao policiamento e iluminação na avenida foram citadas, principalmente durante a dispersão dos foliões, incidentes nas áreas verdes e próximas ao Rio Poti, assim como a questão de poluição sonora.  
 


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: