Operários denunciam coação na obra da Transnordestina em Paulistana

transnordestina greve coação denuncia


As obras da Ferrovia Transnordestina, em Paulistana, situada a 452 quilômetros de Teresina, região Sul do Piauí, estão totalmente paralisadas e operários denunciam assédio moral e coação para que os funcionários voltem as atividades.

Segundo o sindicalista Edvan Feitosa da Silva, da subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Terraplanagem em Geral do Piauí (Sintepav) em Paulistana, os trabalhadores estão indignados com o tratamento que estão recebendo da Odebrecht Infraestrutura.

Ele explicou que na manhã de ontem, a empresa convocou a Polícia Militar e a Força Tática do Piauí com a informação que os operários iriam provocar um incêndio no canteiro de obras. “A classe está indignada porque foi até caluniada pela empresa que não quer fazer acordo. Nunca falamos de invadir as obras para colocar fogo”, disse.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento de um adicional de produtividade e da participação dos lucros e resultados por parte da Aliança formada pela Transnordestina Logística S.A. e a Odebrecht Infraestrutura.

De acordo com o sindicalista, 260 trabalhadores participam da obra no Piauí. Em nota, a Odebrecht afirmou que cerca de 49% do efetivo de operários aderiram à paralisação nos Estados de Pernambuco e Ceará. No entanto, disse também que no Piauí os trabalhos estariam transcorrendo normalmente, informação contradita por Edvan Feitosa. “As obras no Piauí estão totalmente paralisadas por tempo indeterminado e só retornamos quando selarem acordo com a classe”, explicou o sindicalista.

Sobre a reivindicação de pagamento de um adicional de produtividade e da participação dos lucros e resultados, a Odebrecht informou que esses valores foram pagos no fim de outubro. A empresa também alega que está aberta para negociações com relação ao acordo coletivo de trabalho cuja data-base é 1º de novembro, o que também é negado pela classe de trabalhadores da construção civil de Paulistana.

Previsto originalmente para estar concluído em 2010, o projeto que liga o Piauí aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) tem sofrido consequentes atrasos e a nova estimativa de conclusão das obras é o fim de 2014. A Ferrovia Transnordestina é uma das principais obras do Governo Federal, que deverá ligar os portos de Pernambuco e Ceará, passando pelo sertão do Piauí.

Fonte: DP

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: