Geral

Operação resgata animais e prende 5 pessoas no Sul do Piauí

A Operação Sustentare foi realizada pela SEMAR em parceria com a PRF e PC

Quinta - 22/11/2018 às 15:11



Foto: Divulgação Operação Sustentare
Operação Sustentare

Uma operação da A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (SEMAR) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil, foi deflagrada com o objetivo de intensificar ações de combate aos crimes ambientais no Sul do Estado. A Operação Sustentare aconteceu nos municípios de Avelino Lopes, Júlio Borges, Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Gilbués e Floriano no período de 14 a 20 de novembro. 

Durante os sete dias de operação, foram registradas infrações de trânsito, crimes ambientais, excesso de peso, transporte irregular de madeira, produtos perigosos e no combate aos crimes de roubo, furto e receptação de veículos, caracterizando crimes contra a ordem tributária e econômica, além de infrações administrativas. 

Ao todo, a polícia apreendeu animais silvestres abatidos, prontos para consumo. Nove cotias e 25 pássaros foram resgatados e reinseridos na natureza.  Houve também a apreensão de 9 m³ (12 toneladas) de madeira do tipo Aroeira extraído sem autorização e apreensão de 81 m³ (85 toneladas) de madeira cerrada sendo transportada de forma ilegal, identificada através de analise macroscópica pelos agentes SEMAR. 

As equipes demoliram duas carvoarias clandestinas que estavam utilizando ipê, madeira nobre, para a fabricação de carvão. Duas motosserras foram apreendidas. 

Foram aplicadas multas no total de R$ 57.300,00 a ser recolhido em favor do fundo estadual do meio ambiente, além de várias multas por infração ao CTB. Cinco pessoas foram detidas e duas motocicletas com suspeitas de inaltencidade de seus elementos identificadores foram apreendidas. 

Segundo a PRF, nessa região há indícios de diversas ocorrências de crimes ambientais, havendo necessidade da presença dos órgãos públicos, desencadeando ações para levar segurança, cidadania e proteção ao meio ambiente a sociedade. 

Fonte: PRF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: