Geral

Operação prende 15 acusados de tráfico

operação drogas polícia interior

Quinta - 17/11/2011 às 11:11



Foto: portalemdia Gangue fez vários assaltos na região de José de Freitas
Gangue fez vários assaltos na região de José de Freitas
Delegados e agentes da Polícia Civil, coordenados pelo delegado de Entorpecentes, Samuel Silveira, deflagraram na madrugada desta quinta-feira (17), a Operação Praga de Justiniano, operação para executar 66 mandados de prisão de acusados de tráfico de drogas no interior do Piauí.

Algumas prisões foram feitas em Bom Jesus, Itainópolis, Picos, Oeiras e no Maranhão.

De Oeiras, onde está executando parte das prisões, Samuel Silveira afirmou que a Operação Praga de Justiniano tem como objetivo atacar o tráfico de crack, cocaína e maconha no interior do Piauí.

A praga de Justiniano foi uma pandemia causada pela peste que afetou o mundo mediterrâneo, com maior incidência no Império Bizantino entre os anos de 541 e 544. A epidemia teve sua origem na Etiópia procedente do interior da África. A praga ficou conhecida como a peste negra.

Estão sendo executados mandados em 14 municípios do sul do Estado para execução de 66 mandados de busca e apreensão em Oeiras e Picos.

Um grande comerciante foi preso em Picos envolvido com tráfico de drogas.

Samuel Silveira disse que a operação começou a partir das investigações da Delegacia Regional de Oeiras e algumas prisões ocorreram em Itainópolis.

Samuel Silveira e o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, irão conceder entrevista coletiva, às 11h, e mostrar as drogas apreendidas.

"É a maior operação de apreensão de drogas e prisão de traficantes de drogas no Piauí", afirmou Samuel Silveira.

A Polícia Civil vai divulgar nota à imprensa sobre a Operação Praga de Justiniano, o que até agora não ocorreu.

Mais de 120 homens da Polícia Civil, da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) e do Gate (Grupo Tético de Operações Especiais) estão participando da operação.

Segundo nota enviada pela Delegacia-geral de Polícia Civil, assinada pelo delegado James Guerra, a ação é resultado de investigações iniciadas há quatro meses. Haverá entrevista coletiva às 11 horas de hoje na sede da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, DEPRE, contando com a presença da Delegada Regional de Oeiras, Janaína Nobre, o Delegado titular da DEPRE, Samuel Silveira e Delegado Geral de Polícia Civil.

Os mandados são cumpridos nas cidades de Oeiras, Picos, Itainópolis, Santa Cruz, Santo Inácio, Paes Landim, Simplício Mendes, Floresta do Piauí, Floriano, Campinas do Piauí, Canto do Buriti, Regeneração, todas no Estado do Piauí, bem como Barão de Grajaú e São João dos Patos no Estado do Maranhão, totalizando 14.

A Operação “Praga de Justiniano” foi assim denominada em referência à primeira pandemia de peste bubônica que começou no Egito e disseminou-se a Constantinopla, semelhante ao comércio de drogas que se alastrou rapidamente por toda a região envolvida nesta operação.

Fonte: MN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: