Polícia

Operação evita fuga na Penitenciária Irmão Guido

A Operação Raposa Presa foi realizada na madrugada desta quarta-feira (6)

Quarta - 06/09/2017 às 12:09



Foto: Divulgação Operação Raposa Presa
Operação Raposa Presa

Uma operação da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) denominada “Operação Raposa Presa” evitou uma fuga na madrugada desta quarta-feira (6) na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. Durante a operação, ainda foram apreendidos objetos ilícitos nas celas.

Segundo a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus, a Dipe, havia uma fuga sendo articulada para esta quarta e foi constatado que realmente os detentos planejavam fugir, pois uma cela já estava com as grades serradas e duas tinham buracos sendo cavados em avançado estado de profundidade. Foram encontradas cocaína, ferros, fios e 12 celulares.

"Uma ação bem articulada e eficaz, com trabalho conjunto de policiais militares e agentes penitenciários. A Secretaria de Justiça está pronta para agir e coibir qualquer ação que vise subverter a ordem no sistema", pontua o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe.

A Dipe identificou o preso Ítalo da Silva Araújo como o articulador da possível fuga. Ele foi isolado e a Secretaria de Justiça vai aplicar medidas disciplinares.

Os pavilhões A e D passaram por vistoria. Cerca de 40 homens participaram da Operação - Rone; Força Tática da PM; policiais militares do Grupo de Intervenção da 4ª Companhia de Presídios, da Irmão Guido e da Dipe; e agentes penitenciários.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, expediu uma recomendação para a gerência da Penitenciária Irmão Guido, com o objetivo de elevar o nível de alerta na unidade. A Operação continuará nesta manhã, com a realização de uma vistoria em todos os pavilhões.

"Encaminhamos uma recomendação para a gerência, agentes penitenciários e policiais militares, para reforçarem a atenção na unidade, de maneira a evitarmos fuga e outros distúrbios. Além disso, solicitamos um novo posto de vigilância interna no presídio e o reforço das ações da Polícia Militar na proteção externa da penitenciária", ressalta.

Fonte: Com informações da Sejus

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: