Arte e Cultura

Oficina de teatro está com inscrições abertas para novos alunos

A Oficina de Teatro Permanente ?Procópio Ferreira? está com inscrições abertas para novas turmas de

Segunda - 02/05/2016 às 13:05



Foto: Secult Apresentação de participantes da Oficina de Teatro Permanente ´´Procópio Ferreira``.
Apresentação de participantes da Oficina de Teatro Permanente ´´Procópio Ferreira``.
A Oficina de Teatro Permanente “Procópio Ferreira” está com inscrições abertas para novas turmas de iniciação teatral. A oficina, que está prestes a completar 30 anos de existência, já formou muitos atores e montou vários espetáculos. As aulas serão ministradas pelo diretor de teatro Luciano Brandão, que também coordena os serviços. A oficina é apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

Quem tiver interesse em participar deve se inscrever no Theatro 4 de Setembro, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 30. O curso é gratuito e tem duração de um ano. As aulas já foram iniciadas, porém, por se tratar de uma oficina permanente, as inscrições continuam abertas enquanto houver vagas.

A oficina proporciona condições para que os estudantes de teatro e a comunidade desenvolvam uma atividade artística cultural que interfira diretamente no desenvolvimento pessoal, tornando-os seres mais criativos, expressivos e conscientes. Surgida na década de 1980, a Oficina de formação teatral, realizada no Theatro 4 de Setembro, teve como ponto de partida a iniciação e formação de novos atores para Teresina, com a renovação e continuidade das gerações de atores.

Professor e alunos da oficina de teatro.( Foto: Ascom Secult)Entre os profissionais que compõem o quadro de professores, estão Silmara Silva, que ministrará o curso de Jogos Teatrais; Fernando Freitas, para o Corpo e Movimento; Siro Siris, com Cenografia Básica; Augusto Neto, para Teoria do Teatro; Arimatan Martins, direção e montagem.

Luciano Brandão finalizará com a Prática de Montagem, que resultará no espetáculo de finalização do curso. O resultado será encenado no Theatro 4 de Setembro. As aulas serão às segundas, quartas e sextas, de 15h às 18h, no Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro (Sala de Oficina "Procópio Ferreira").

Vale lembrar que para menores de idade as inscrições devem ser feitas por pais ou responsáveis.

Histórico

Das oficinas ministradas por Arimatan Martins, criador da oficina, do expediente teórico e prático deu lugar à primeira montagem de William Shakespeare, onde o público local assistiu pela primeira vez, em palcos piauienses, a peça “Romeu e Julieta”, com núcleo de atores jovens e talentosos.

Da geração inicial, entraram no mercado Francisco de Castro, Marcel Julian e Maneco Nascimento - atores do grupo Harém de Teatro.

Em um salto para novas propostas, a oficina se consolidou na década de 1990, com expressão e reconhecimento da prática de encenar, sempre, primando pela qualidade de melhor realizar leituras críticas, interpretativas e dramáticas, interpretação propriamente de cena, expressão de corpo e construção de personagem, criatividade e montagem de espetáculos, reinventando as mais diversas técnicas.

Em 1998, dentro das comemorações de reinauguração do Theatro 4 de Setembro, a oficina estreou “Sonho de uma noite de Verão”, de Shakespeare. No mesmo período a oficina recebeu, oficialmente, o nome de Oficina de Teatro “Procópio Ferreira”, ocasião em que a filha do homenageado, Bibi Ferreira, descerrou a placa inaugural do novo nome.

Dessa nova formação de atores surgiram: Luciano Brandão (ator e diretor), Franklin Pires (ator, diretor, dramaturgo e cineasta), Bid Lima (atriz e figurinista), Layane Hollanda (atriz e designer cênica), Alex Zantelli (ator, apresentador de programas de tevê), Elielson Pacheco (ator e promoter show biz), Ray Fernandes (ator), entre outros.

A oficina, no propósito de valorização do teatro brasileiro e sua rica dramaturgia, desenvolveu então a fase Nelson Rodrigues com as peças “Os Sete Gatinhos”, “Dorothea”, “A Mulher Sem Pecado” e “Perdoa-me por me traíres”. Com o elenco da velha guarda da oficina, estreia nos dias 17 e 18 de maio a peça "Anjo Negro", dirigida por Luciano Brandão.

Fonte: Juliana Nogueira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: