Educação

Oficina de apoio psicopedagógico prepara alunos para o Enem

O projeto realiza ações com 30 alunos, com idade entre 17 e 19 anos, do 3º ano do Ensino Médio.

Quarta - 31/05/2017 às 14:05



Foto: © PixaBay Dicas Enem
Dicas Enem

Enfrentar o medo, depressão, desmotivação para estudar e conflito familiar são algumas das dificuldades encontradas pelos alunos às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Visando minimizar essas dificuldades, surgiu o "Apoio Psicopedagógico em Tempos de Enem", desenvolvido no Centro de Ensino de Tempo Integral Marcos Parente, localizado na cidade de Picos.

Com uma proposta pedagógica inovadora, que parte do desabafo de alunos, o projeto realiza ações com 30 alunos, com idade entre 17 e 19 anos, do 3º ano do Ensino Médio. A proposta é um desmembramento do trabalho de aconselhamento já desenvolvido na escola há três anos, intitulado Psicopedagogia do Aconselhamento, atendendo os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

A abordagem junto aos estudantes é dividida em quatro momentos com bate-papo individual dos alunos com a psicopedagoga, exposição de conflitos, oficina durante dois dias e relaxamento para trabalhar a concentração. Nas oficinas são trabalhados textos motivacionais, testes vocacionais e testes para detectar o nível de estresse, de insegurança e de motivação. 

A pedagoga Maria de Lourdes Rufino Leal observa que as oficinas impactam positivamente na aprendizagem dos alunos. "As ações impactaram no comportamento dos professores e alunos de modo geral e, especificamente, na forma de enfrentamento dos alunos ao Enem. Alguns alunos relataram mudanças de humor, concentração, melhoras na relação com a família e criação de estratégias de estudo que melhoraram o desempenho. Alguns alunos que já ingressaram na universidade voltaram para conversar com os colegas nas oficinas", disse a professora.

O projeto foi apresentado ainda no XIII Encontro de Psicopedagogia do Piauí, sob o título "Apoio psicopedagógico em tempos de Enem: experiência de motivação, relaxamento e concentração com alunos do 3º ano", no intuito de ampliar a divulgação da metodologia às unidades escolares.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: