Municípios

Oeiras recebe Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA),evento científico

75º Encontro Regional de Ensino de Astronomia acontece entre 11 e 13 de fevereiro
Fonte: Mercado da Comunicação | Editor: Da Redação 21/02/2019 07:38
Professor João Cannale, coordenador da OBA Professor João Cannale, coordenador da OBAFoto: Mercado da Comunicação

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal Educação e em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a maior olimpíada científica do país, sediará o 75º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, na rua Zacarias Góes e Vasconcelos, 335 – Centro – Oeiras/PI.

O programa tem como objetivo capacitar 120 professores da Educação Básica da cidade e de municípios vizinhos em ensino de astronomia e ciências espaciais. Além de assistir às palestras e aos minicursos, o público ainda vai participar de atividades lúdicas, como, por exemplo, oficinas para ensinar a elaborar foguetes de garrafa pet e para mostrar a comparação dos volumes dos planetas em relação ao Sol, além de sessões no planetário digital itinerante da OBA. O evento será comandado pelo coordenador nacional da OBA, o professor e astrônomo Dr. João Canalle, uma das maiorias autoridades das ciências espaciais na América Latina.

Olimpíada nacional abre inscrições

A OBA, organizadora do EREA, é destinada a alunos dos ensinos fundamental e médio. Em 2018, participaram da sua 21ª edição 770.338 estudantes dos ensinos fundamental e médio de 8.456 escolas públicas e particulares de todos os estados do país. A olimpíada ainda contou com o auxílio de mais de 65.060 professores. Além disso, foram distribuídas 49.735 medalhas entre os participantes dos quatros níveis. Foram 14.900 de ouro, 14.949 de prata e 19.886 de bronze.

As inscrições para a 22ª OBA estão abertas até 17 de março para todas as escolas do país pelo site www.oba.org.br . A prova, realizada em fase única, acontece no dia 17 de maio.

A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Comentários