Geral

Obras da ponte e do viaduto em andamento

Apesar da intensidade das últimas chuvas em Teresina, as obras da segunda ponte sobre o rio Poti, n

Quinta - 30/01/2014 às 18:01



Foto: Paulo Pincel Tubulões da ponte estão sendo concretados
Tubulões da ponte estão sendo concretados
 Apesar da intensidade das últimas chuvas em Teresina, as obras da segunda ponte sobre o rio Poti, no bairro Ilhotas, e do elevado rodoviário com rotatória sobre a BR-343, no cruzamento da Av. Miguel Rosa estão em andamento, dentro do cronograma de execução.

Com 42 metros de cumprimento por 26 metros de largura, o elevado vai custar R$ 29,475 milhões. Já a ponte que está sendo construída paralela à Ponte Wall Ferraz, em estrutura mista de concreto e aço, terá extensão de 250 metros e três pistas de rolamento, e vai custar R$ 25.934.378,98, com recursos do Pró-Desenvolvimento II e do Governo do Estado.

\"\"Operários fazem as estruturas para os tubulões do viaduto da avenida Miguel Rosa (Foto: Paulo Pincel)
Após a realização da sondagem do solo, a construtora responsável pela obra do elevado da Miguel Rosa iniciou a etapa de fundação (infraestrurura), com 30 homens fazendo a escavacação (a céu aberto) e a colocação de 37 tubulões, dos quais quatro (4) já estão concretados e outros seis (6) sendo perfurados – há tubulões com até 15 metros de cumprimento/profundidade.
Concluído esse serviço, será iniciada a concretagem dos blocos de coroamento, que vão receber os pilares, vigas transversinas, logarinas (mesoestrutura), estruturas que dão sustentação aos tabuleiro - lages (superestrutura).

Na obra da nova ponte do bairro Ilhotas, a construtora trabalha nas fundações sendo que a concretagem dos pilares está bem adiantada, segundo o engenheiro João de Carvalho Sá, do DER-PI.

Na quarta-feira (29), oito das 120 longarinas metálicas da ponte chegaram ao canteiro de obras, onde operários trabalham na escavação de cinco tubulões do encontro (do lado da Avenida Cajuína) e no terceiro pilar, já no leito do rio, com perfuração a ar comprimido. O segundo pilar está pronto para receber o bloco de coroamento.

As duas obras devem ficar prontas até o início do próximo ano.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: