Obra voltada para saúde do idoso está em fase final

Projeto foi desenvolvido com ênfase na acessibilidade para a terceira idade


Centro de Convivência do Idoso

Centro de Convivência do Idoso Foto: Ascom

Estudos indicam um aumento na qualidade de vida e na longevidade em idosos. Com o intuito de promover mais possibilidades para essa população, a Prefeitura de Teresina está finalizando a obra do Centro de Convivência do Idoso localizada no Vale do Gavião, zona leste da cidade. Segundo a equipe de obras da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região (SDU Leste), a previsão de entrega é para o final de outubro.

A intenção é oferecer um espaço de convivência preservando a autonomia e mantendo a independência de idosos que moram na região do grande Vale do Gavião. O espaço terá uma área total de 910 metros quadrados e contará com planejamento e mobilidade adequados para o uso total de suas dependências.

De acordo com Márcio Sampaio, superintendente executivo da SDU Leste, o CCI é fruto de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e contrapartida da Prefeitura de Teresina. A obra, que tem custo total de R$ 1.204.012,07, encontra-se em estágio avançado. “Já estamos na parte final da obra. Nesse momento, estamos realizando o acabamento geral, que inclui a execução da cobertura, implantação do piso, pintura e instalação de extintores”, explicou.

Segundo o superintendente da SDU, João Pádua, a obra foi desenvolvida com ênfase na acessibilidade. O objetivo é contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. “O prédio será totalmente acessível. Por se tratar de um espaço que deve receber em sua maioria pessoas idosas, temos a preocupação em adaptar o ambiente e torná-lo prático e seguro, com rampas de acesso ligando os pisos”, contou.

Os espaços dedicados à terceira idade têm como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. 

Maria do Socorro Pereira, 47 anos, está ansiosa pela entrega da obra. “Nosso bairro tem muitas obras e essa é uma das mais importantes, pois vai contemplar nossos idosos. Ficamos felizes por isso. Como vimos, a execução anda rápido. Eu quero, em breve, utilizar também esse espaço”, contou a moradora da região.

Projeto

O Centro contará com térreo e um piso superior, banheiros adaptados (feminino e masculino), recepção e secretaria, refeitório, cozinha, despensa e rouparia, além da área para descanso e vestiário. Já no piso superior, o espaço incluirá sala de jogos, sala de computação, biblioteca, sala médica e atelier para os idosos desenvolverem projetos artesanais.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: