Cidade

Obra na zona Leste será centro de referência em iniciação ao esporte

Espaço visa estimular a prática de atividades esportivas ampliando a oferta de equipamentos

Quarta - 25/04/2018 às 12:04



Foto: Ascom Foto
Foto

Com 95% dos serviços executados, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado na região do grande Vale do Gavião, zona Leste da cidade, vai incentivar a iniciação esportiva e integra, em um só espaço físico, atividades e a prática de esportes de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O empreendimento, em padrão olímpico, é fruto de um convênio com o Ministério dos Esportes, com contrapartida da Prefeitura de Teresina, e tem custo total de R$ 3,9 milhões.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), o complexo terá área total de 1.700 metros quadrados, contando com um planejamento para o uso do ginásio em várias modalidades esportivas, como futebol, tênis, handball e judô, com 184 assentos, sendo quatro destinados para cadeirantes.

A moradora Cisma do Amaral reconhece que a obra é um passo importante para manter a juventude próxima ao esporte e longe da criminalidade. “Incentivar as pessoas à prática de atividade física, melhorando assim a qualidade de vida, como também descobrir dentre nossos jovens, talentos nos esportes escondidos pela falta de oportunidades é muito importante nos dias de hoje”, ressaltou.

A engenheira civil e representante do Ministério do Esporte, Débora Mara Caldeira, tem acompanhando a evolução da obra. “Em Teresina, a obra é uma das cinco que estão mais adiantadas no país e isso nos deixa muito satisfeitos, mas, ao mesmo tempo, nossa expectativa é aumentar a evolução da obra a cada etapa”, ressaltou.

O objetivo do CIE é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras, de acordo com o Ministério do Esporte. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

“Agora estamos implantando a plataforma elevatória e equipamentos esportivos. O arremesso de peso já está praticamente pronto, assim como a arquibancada. Vamos dar início também a parte de urbanização do espaço”, informou a equipe da SDU.

O professor e mestre de capoeira Hildo Júnior Teles aguarda com expectativa a entrega do centro. “Desenvolvemos um trabalho voluntário com mais de 40 alunos, todos moradores do grande Vale do Gavião. São crianças e adultos que escolheram o esporte como melhoria de vida. Logo, considero a obra do CIE importante para que esse trabalho não pare e assim possamos continuar mudando o futuro de muitos jovens”, contou o mestre.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: