Cultura

Obra de Da Costa e Silva será lançada hoje (09) no Salipi

Fonte: Ascom | Editor: Redação 09/06/2017 14:13

Aproveitando o maior encontro literário do estado, o Salão do Livro do Piauí, a Academia Piauiense de Letras vai realizar o lançamento do livro Zodíaco, 4ª edição, do escritor piauiense Da Costa e Silva. A obra, que compõe a Coleção Centenário nº 101, completa 100 anos em 2017 e será lançada no Stand da Livraria Nova Aliança, às 19hs, contando com a presença do presidente da APL, Nelson Nery, bem como vários imortais da Academia.

Lançado no Rio de Janeiro, em 1917, Zodíaco é uma das mais ricas publicações piauienses, sendo muito bem recebido pela crítica da época. Na publicação, o poeta quis representar os trabalhos e os dias dos homens de sua terra. A memória popular se fixaria sobretudo em sonetos como "A Moenda", que talvez, pelo seu valor onomatopaico, seja o de maior presença na tradição popular. "Amarante", "A Balsa" e "O Aboio" exprimem as imagens vivas da terra natal.

Para o presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, a obra é uma das importantes publicações relançadas através da Coleção Centenário, que revive o trabalho de grandes escritores piauienses. “Este é um grande esforço literário e é uma alegria para a Academia dividir essa produção com os leitores piauienses, ainda mais em um evento em que estão novos escritores e consumidores das obras, como é o Salipi”, acrescenta.

A Coleção Centenário está sendo produzida a partir de uma pesquisa histórica de obras importantes do século passado, deste século e títulos novos. A pesquisa envolveu o resgate de obras que não existiam mais fisicamente.

Comentários