Obesidade já assola milhões de cães e gatos

obesidade cães gatos perigo


Cão gordinho

Cão gordinho Foto: agencias

 Eles são mimados, superalimentados e, definitivamente, obesos.

A Inglaterra pode ser o país dos amantes de cães, mas este “excesso de amor” tem resultado em pets cada vez mais gordos, o que os especialistas chegam a chamar de epidemia de obesidade.

Um estudo sobre a saúde dos pets na Inglaterra revela que 12 milhões de animais são alimentados com comida em exagero e petiscos de todo tipo diariamente, entre eles queijos, salgadinhos e bolos.

O levantamento mostrou também que os donos são desinformados quanto aos danos que o sobrepeso pode causar em animais. Cerca da metade dos proprietários de pets acham que oferecer guloseimas deixa os companheiros felizes, enquanto somente 2% sentem-se culpados por liberarem calorias extras.

Os cães são os mais atingidos nesta epidemia de obesidade. Ao todo, são mais de seis milhões de animais alimentados com “junk food”. O estudo diz ainda que 90% dos donos admitem dar queijos, torradas, biscoitos, guloseimas, bolos e outras bobagens calóricas que fazem parte da dieta de humanos.

Os gatos aparecem em segundo lugar no ranking, com 43% – 5 milhões de felinos – em situação semelhante. O relatório consultou 11 mil donos de animais no ano passado.

Pauline Connor, de 48 anos, é dona do gorducho Bailey e diz: “sempre fizemos questão de levá-lo para praticar exercícios, mas os petiscos aos poucos foram aumentando de quantidade e, gradualmente, ele ganhou peso”.

“Era normal dar a ele um pedaço de biscoito enquanto assistíamos TV juntos. Nas refeições, ele sempre nos olhava com cara de ‘pidão’”, admite Pauline. Agora, o cão entrou para a dieta e busca uma condição mais saudável.

Experts alertam sobre o perigo da obesidade e pedem que outros donos sigam os mesmos exemplos. Mais de um em cada três cães na Inglaterra é obeso, com aumento de 14% em quatro anos de estudo.

“Com tantos cães sendo alimentados inapropriadamente, os efeitos sobre a saúde são devastadores. Muitos donos acham que os petiscos são a melhor forma de agradar os pets. Isto não é verdade. Os animais precisam de uma dieta correta para seu porte, raça e idade”, diz Sean Wensley, veterinário da entidade PDSA.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: