Geral

OAB usará aplicativo para receber denúncia de eleitores no Piauí

Brasil Corrupção Denúncias Piauí OAB

Quarta - 18/06/2014 às 16:06



Foto: Reprodução Procurador Kelston Lages
Procurador Kelston Lages
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí lançou nesta quarta-feira (18) a Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral. A novidade para estas eleições é que a Ordem irá receber denúncias de eleitores e partidos políticos por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. Com o tema "Eleições Limpas na Internet", o presidente da OAB-PI Willian Guimarães, disse que o Disque Denúncia será o canal direto com a sociedade para coibir irregularidades e abusos durante as próximas eleições.

Os eleitores poderão se comunicar através do número 8141-8181 e ainda por meio do endereço eletrônico da OAB para enviar fotos, vídeos e mensagens de textos assim que constatar alguma situação irregular envolvendo partidos políticos e candidatos.

“Todo ano a OAB faz uma campanha voltada para as eleições e decidimos lançar o número do telefone com acesso ao aplicativo para ter uma maior fiscalização e fazer uma aproximação com o eleitor que às vezes fica com receio de denunciar. Essa ferramenta vai inibir os abusos de poder político e econômico e ainda compra de votos”, destacou o presidente da Ordem.

O lançamento da campanha foi acompanhado por advogados que irão compor as Comissões de Direito Eleitoral responsáveis por receber as denúncias. O procurador regional eleitoral Kelston Lages Pinheiro também participou do evento e disse que o Disque Denúncia é uma ferramenta positiva para inibir as irregularidades.

“O Piauí é o estado com o maior número de prefeitos cassados o que comprova que boa parte dos políticos abusam do poder. Essa ferramenta possibilita uma fiscalização mais efetiva e o Ministério Público Federal está atento e vai coibir qualquer ato de promoção dos pré-candidatos feito de forma antecipada”, disse o procurador.

Para o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, Edvaldo Moura, o Disque Denúncia e a campanha lançada pela OAB demonstram que o eleitor sente a necessidade de participar do processo e saber quem será um bom administrador. “Isso ajuda na fiscalização reprimindo e punindo candidatos que fizerem algum ato irregular”, disse.

O canal de comunicação com eleitor passa a funcionar a partir desta quarta-feira. Nas eleições que acontecem no dia 5 de outubro os eleitores vão escolher presidente, governadores de estado, senadores, deputados estaduais e federais.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: