OAB diz que vai apurar agressões sofridas por advogados na Central de Flagrantes

Presidente da OAB-PI, Chico Lucas, afirmou que uma comissão acompanha o caso


Chico Lucas

Chico Lucas Foto: Divulgação

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta sexta-feira (28) que a instituição está apurando as denúncias dos advogados criminais Leonardo e Renato Queiroz, que relataram terem sido agredidos pelo delegado Anchieta Pontes na Central de Flagrantes em Teresina.

De acordo com Chico Lucas, a comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados (CDPA) tem feito o acompanhamento da denúncia. A presidente da Comissão, Roberta Oliveira, também se posicionou, dizendo que a OAB tomará as medidas cabíveis: "Não podemos permitir atitudes como esta. A OAB-PI tomará todas as medidas cabíveis para que o delegado possa responder por seus atos", relatou a advogada em nota emitida em página da rede social do presidente da OAB.

Ainda de acordo com a nota, a diretoria da OAB e a Comissão responsável por apurar o caso irão se reunir com os advogados na próxima segunda-feira (31).

Confira a nota na íntegra publicada pelo presidente da OAB, Chico Lucas:

*OAB-PI apura supostas agressões sofridas por advogados na Central de Flagrantes*

Na manhã desta sexta-feira (28), os advogados criminais Leonardo e Renato Queiroz relataram ter sido agredidos verbal e fisicamente pelo delegado Ancheita Pontes, na Central de Flagrantes, em Teresina. A Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados (CDPA) da OAB-PI esteve na Central acompanhado o caso. 
O advogado Leonardo Queiroz estava acompanhando o depoimento de uma cliente quanto foi impedido e agredido pelo delegado de polícia. Posteriormente, o mesmo foi expulso do gabinete do delegado, que sacou a arma contra ele. 
Segundo a presidente da CDPA, Roberta Oliveira, a Ordem irá apurar as informações relatadas pelos envolvidos e entrará com um procedimento criminal contra o delegado por abuso de autoridade. “Não podemos permitir atitudes como esta. A OAB-PI tomará todas as medidas cabíveis para que o delegado possa responder por seus atos. Estamos diariamente vigilantes na luta pela defesa das prerrogativas, combatendo atos de tal natureza”.
A corregedoria da Polícia Civil instaurou um procedimento para apurar se houve excesso na postura do delegado, da mesma forma que será investigada a postura do advogado. 
Os advogados e o delegado prestaram depoimento ainda nesta tarde sobre o ocorrido. Imagens das câmeras internas foram solicitadas pelos advogados e pela OAB-PI. A diretoria do OAB, a Comissão de Prerrogativas e a Associação dos Advogados Criminalistas irão se reunir na próxima segunda-feira (31) com os advogados vítimas do abuso.

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
oab
Próxima notícia

Dê sua opinião: