Educação

O que fazer faltando uma semana para o Enem 2016

O Brasil Escola preparou uma lista de tarefas para desempenhar faltando uma semana para o Enem 2016
Fonte: UOL | Editor: Redação 29/10/2016 09:39 - Atualizado em 17/11/2016 20:58
Enem EnemFoto: massanews.com

Daqui exatamente uma semana serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Nos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8 milhões de estudantes participarão do maior exame educacional do Brasil em busca, principalmente, de uma vaga no ensino superior.

Para não chegar despreparado nas provas, o Brasil Escola preparou uma lista de tarefas para desempenhar faltando uma semana para o Enem 2016. Confira!

De acordo com um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã de ontem, 27 de outubro, mais de 3,3 milhões de participantes do Enem 2016 ainda não acessaram o cartão de confirmação da inscrição. Se você está entre eles, não perca mais tempo e acesse agora o seu cartão pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem.

O cartão é o documento que informa o local e sala de prova, além do número de inscrição e o horário do Enem na sua cidade. Não é obrigatório levá-lo para as provas, mas é recomendável.

Conheça o local de prova

Depois de acessar o cartão e se informar sobre o seu prédio de prova, aproveite essa semana para conhecer o melhor caminho para o local. Calcule o tempo que vai precisar para chegar no seu local de prova e lembre-se que o trânsito costuma aumentar nos dias de Enem.

Horário

Os portões dos locais de prova do Enem serão abertos às 12h e fechados às 13h nos estados que seguem o horário de Brasília. Em outros estados o horário pode variar.

Programe-se para sair de casa com antecedência, para não ser um dos atrasados do Enem e virar meme nas redes sociais. Os portões são fechados no horário marcado, sem nenhum segundo de tolerância. Se perder o Enem, terá que esperar um ano por uma nova oportunidade.

Relaxe

Controle sua ansiedade nos dias que antecedem o Enem. Procure meios de relaxar e aliviar o corpo e a mente, faça atividades físicas, se alimente bem, assista filmes e seriados, converse com amigos. Não se mate de estudar nos próximos dias. Você não vai aprender em uma semana o que não aprendeu em três anos, não é mesmo?!

Estudos

Mas se você não consegue ficar longe dos estudos, use essa uma semana para revisar alguns conteúdos e conferir dicas para o Enem. No Brasil Escola é possível assistir videoaulas gratuitas, fazer Simulado, baixar provas anteriores e acessar as correções comentadas.

Falando em correção comentada, convidamos todos a acessarem o Brasil Escola logo depois das provas do Enem para conferir a correção em tempo real de todas as questões. Antes, no dia 4 de novembro, vamos ter um aulão ao vivo para o Enem 2016.

Siga essas dicas e boa sorte!

Comentários

Matérias Relacionadas