Cidade

Nutricionista recomenda cuidados com a alimentação durante o carnaval

Alimentos fritos, com recheios ou molhos, devem ser evitados

Quinta - 23/02/2017 às 14:02



Foto: CCOM Frutas
Frutas

Come fora de casa durante o carnaval pode representar um risco à saúde. O alerta é da coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Ceut, Lília Monteiro. Para quem vai comer na rua a professora dá algumas dicas: verifique as vestimentas, as unhas e se os cabelos do vendedor estão protegidos.

“A não observância da procedência do alimento aumenta o risco de toxinfecção e de outras doenças”, alerta a nutricionista. É necessário evitar comidas que não estejam devidamente resguardadas do vento, poeira e de insetos. Deve haver pessoas diferentes para manusear o alimento e o dinheiro. Produtos perecíveis, como salsicha, queijo, presunto, carnes e saladas, têm que estar mantidos em local refrigerado.

Alimentos fritos, com recheios ou molhos, devem ser evitados, além daqueles pratos que têm grande quantidade de gordura, a exemplo de dobradinha, sarapatel, feijoada e churrasco. “Esses são mais difíceis de digerir e podem comprometer o bem-estar do folião”, explica Lília.

A professora recomenda alimentos naturais, além da ingestão de bastante água, sucos, vitaminas de frutas e água de coco. Nesse período em que os foliões gastam muita energia, a má alimentação pode causar desnutrição e desidratação.

Quem vai curtir a festa durante o dia deve ter cuidado redobrado com a hidratação.  Não é recomendável ficar mais de três horas sem se alimentar e hidratar. Segundo a nutricionista, alimentos que contêm carboidratos, como aipim, batata doce, massas, banana da terra e os sucos e vitaminas de frutas são ótimos para repor as energias com mais facilidade.

Fonte: Liana Raquel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: