Nutricionista dá dicas para manter a energia no Carnaval

Para manter o pique e a saúde durante quatro dias de festa é necessário se alimentar corretamente


Carnaval

Carnaval Foto: Divulgação

A nutricionista Mayrla Barros dá dicas do que está liberado para consumir neste Carnaval e o que os foliões devem evitar. “Alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas ajudam manter a energia do corpo, dê preferência aos integrais, frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um com trabalho muscular. Estas frutas também ajudam a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca, outra boa pedida na luta contra a ressaca são legumes como couve, brócolis e repolho”, ressaltou

A especialista alerta para o consumo de frutos do mal, pois se estiverem mal conservados podem provocar uma séria intoxicação alimentar: “Para quem vai para o litoral, deve estar atentos aos alimentos vendidos na praia, se estão em boas condições de higiene e de conservação”, frisou.

Mayrla Barros

Para manter o pique durante os dias de folia, muitas pessoas abusam do uso de energético, segundo Mayrla, eles ajudam sim a manter o fôlego, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool, além disso é importante lembrar que o álcool deve ser consumido com moderação. Uma dica para evitar os malefícios da bebida alcoólica é intercalar com outras bebidas como refrigerante ou sucos. “As bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com não alcoólicos, na proporção de dois copos para um, para quem vai optar por destilados, estes precisam de mais líquidos do que o normal”

Manter a hidratação do corpo é ideal para chegar até a quarta –feira de cinzas com disposição, então o consumo de água é extremamente importante. Isotônicos também são ótimos para repor sais mineiras de matéria rápida, assim como a água de coco que é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.

 “Se a pessoa estiver muito desidratada, essa é uma boa indicação, suco de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas, entretanto, nenhum líquido deve substituir refeições, principalmente se a bebida for ingerida em uma alimentação pré-folia, quando o gasto de energia intenso ainda está por vir. Nessa situação, o ideal é consumir alimentos cuja liberação de energia seja mais lenta, isto é, que contenha carboidratos de liberação energética mais lenta e contínua. Dê preferência a alimentos que ajude a desintoxicar o fígado, como o couve que pode ser acrescentado no suco de laranja. E muita atenção, sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido”, afirmou a nutricionista.

Mayrla lembrou também que o folião deve evitar ingerir alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa. “A digestão fica lenta e causa sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo”, finalizou. 

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: